segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Diários de Leitura

Esta semana iniciamos o trabalho com a leitura dos textos selecionados dos anais da ABRACE.

A primeira tarefa será escrever a justificativa da sua escolha dos textos dos anais da ABRACE.

A segunda tarefa será a elaboração de dois diários de leitura, um para cada um dos seguintes textos:

Do corpo como instrumento ao corpo como lugar,  de Sulian Vieira Pacheco.

Por uma abordagem do corpo para a reflexão sobre os processos artísticos, de Lucia Yañez Silva.

O que é um diário de leitura?

Segundo a Profa. Dra. Anna Rachel Machado este “é um novo instrumento pedagógico, capaz de despertar o posicionamento crítico dos alunos diante dos textos e de enriquecer o debate com os professores em sala de aula”.
Ele é um instrumento para trabalhar a leitura de qualquer tipo de texto por meio de reflexões e reações que o leitor tem à medida que vai lendo, e que vão sendo registradas na escrita.
Ele se constitui como um novo espaço de diálogo do aluno com o texto, um espaço totalmente privado, onde ele pode adotar linguagem informal, sem se preocupar com "certo" ou "errado", de modo a se colocar livre e espontaneamente diante dos textos. Dessa forma, o diário de leituras permite que os alunos tracem seus próprios caminhos de leitores por meio desse diálogo, que é sempre único.
Ao mesmo tempo, são criadas as condições necessárias para a construção de um espaço de verdadeiras discussões sobre as reflexões dos alunos, o que permite sua reelaboração e refinamento.
Além disso, “os diários também podem servir como ponto de partida para a elaboração de outras atividades de produção textual, com os resumos e resenhas, conforme as necessidades dos alunos.”
Ao fazer um diário de leitura, diversas possibilidades se abrem para a apreensão dos textos. O autor do diário de leitura pode:

1.   Levantar alguma hipótese sobre o conteúdo/idéias do texto.
2.   Expressar/registrar algum tipo de reação/emoção frente ao conteúdo/às idéias do texto.
3.   Apontar/indicar:
*        O que é significativo para ele.
*        Algum tipo de dificuldade. Dúvidas.
4.   Relacionar idéias/aspectos do texto com suas experiências em sala de aula e em outras atividades corporais e acadêmicas.
5.   Fazer/estabelecer relações entre o texto lido e outros textos.
6.   Fazer reflexões.
7.   Manifestar compreensão e/ou Incompreensão.
8.   Sintetizar. Fazer paráfrases e/ou perguntas.
9.   Concordar, discordar, questionar e posicionar-se diante do que lê.
10. Argumentar contra ou a favor de alguma questão.
11. Avaliar e/ou criticar.

A professora Anna Machado publicou dois livros sobre o Diário de Leitura

MACHADO, A. R. (1998) O diário de leituras. A introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 263 p. tem resenha no endereço http://www.scielo.br/pdf/delta/v15n2/a08v15n2.pdf

No endereço http://www.parabolaeditorial.com.br/Diario.pdf encontramos o sumário e a primeira parte do livro Trabalhos de pesquisa: Diários de leitura para a revisão bibliográfica.

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