segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015


Aula dia 26 de janeiro
Iniciamos a aula sentados em roda para decidir a ordem para as apresentações dia 2 e 9 de fevereiro sendo dia 2 para entrega do trabalho escrito
 Descrever seu desenvolvimento corporal
 Processo conhecimento incorporado percepção corpo e pele enraizamento apoio como posicionar a cabeça e coluna.

Fizemos adoração ao sol para despertar o corpo

A Saudação ao Sol é uma prática ideal para aumentar a atenção, a consciência e proporcionar maior vitalidade, saúde e bem-estar.

Seguimos com as luzes apagadas e música para relembrar alguns movimentos já realizados em aulas anteriores sentir o peso do corpo , posições opostas enraizamento sensações na pele testar limites movimentos com escapula plano alto baixo
  A propriocepção
Noção de si mesmo
 Homúnculo de Penfield

  Imagem demonstra partes do corpo que são mais estimuladas pelo córtex cerebral
  A propriocepção é efetiva devido à presença de receptores específicos que são sensíveis a alterações físicas, tais como variações na angulação de uma articulação, rotação da cabeça, tensão exercida sobre um músculo, e até mesmo o comprimento da fibra muscular.
Alguns dos sensores responsáveis por tais sensações são:
  Órgãos tendinosos de Golgi, que são sensíveis à tração exercida nos tendões indicando a força que está sendo exercida sobre a musculatura, impedindo lesões.
Fuso muscular, que se divide em dois subtipos, fuso neuromuscular de bolsa, e de cadeia nuclear, sendo estes responsáveis pelo comprimento da fibra muscular no repouso(postura) e durante o movimento.
O labirinto, também conhecido por sistema vestibular, localizado no ouvido junto à cóclea, é sensível a alterações angulares da cabeça. As alterações podem ser no sentido vertical (rotação vertical, deslocamento do queixo para cima e para baixo) ou horizontal (rotação horizontal ou lateral, deslocamento do queixo lateralmente ou seja, direita e esquerda). Este sistema também atua na identificação da posição de todo o corpo, permitindo que alguém saiba se está deitado, em pé ou em qualquer outro posicionamento espacial. Perturbações no sentido de equilíbrio podem levar a correções inadequadas, que em casos extremos podem impedir a manutenção da posição vertical, além de causar vertigem e náusea.
O conjunto das informações dadas por esses receptores sensoriais nos permitem, por exemplo, desviar a cabeça de um galho, mesmo que que não se saiba precisamente a distância segura para se passar, ou mesmo o simples fato de poder tocar os dedos do pé e o calcanhar com os olhos vendados, além de permitir atividades importantes como andar, coordenar os movimentos responsáveis pela fala, segurar e manipular objetos, manter-se em pé ou posicionar-se para realizar alguma atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.