segunda-feira, 18 de junho de 2018

DEMONSTRAÇÕES INDIVIDUAIS – 3° DIA


DEMONSTRAÇÕES INDIVIDUAIS – 3° DIA
AULA: 14/06/2018

  Esse foi o último dia de apresentação das demonstrações individuais, o encontro aconteceu na Sala Encenação no bloco 3m. Inicialmente formamos uma roda meia lua, a Prof° Renata relembrou algumas breves orientações sobre  a participação qualificada nos debates, logo após iniciaram-se as apresentações com os seguintes participantes: Camila, Cássia, Anna Karla, Guilherme, Carol, Lucas e Amanda.

1° Demonstração Individual: Camila Faleiros

  Primeiro ela disse que a sua demonstração envolveria uma linguagem mais poética.  Ela iniciou sua apresentação sem música, apenas com movimentos. Logo após ela optou por uma variação no estilo musical em seu trabalho, iniciando com a música ‘’J’y suis jamais allé’’, do filme Amelie Poulain mostrando através dos movimentos uma relação mais próxima com o ballet contemporâneo. Depois aconteceu a mudança de estilo musical para o rock com o intuito de mostrar a libertação por meio de um extravasamento. Camila deixou claro que sua intenção não foi de criticar o ballet clássico, mas sim mostrar que o rigor excessivo que é ensinado para os alunos impede a abertura para novas possibilidades.  Ela disse que reconheceu a ‘’Camila matreiro’’ – expressão que está relacionada a um indivíduo que é astuto – e comentou que a aula anterior foi importante para que ela se encontrasse.
  Rafaela citou o texto de Rosane Preciosa ‘’Devolvendo corpo ao corpo’’, relacionando com a libertação de movimentos e falou sobre a Camila esquecer os padrões do balé. Renata disse para Rafaela que na demonstração não existe um ‘’esquecer’’ porque o balé está presente em Camila, mas sim a descoberta de uma resignificação da dança, e complementou dizendo que ela trouxe os movimentos do balé junto de um fluído orgânico, onde há a percepção corporal.


2° Demonstração Individual: Cassia Resende

  Ela inicia sua demonstração deitada com a música instrumental ‘‘Intro HQ’’, em seguida começa a movimentar-se com olhar que caminha por todas as direções, trazendo elementos do texto de Sônia Azevedo ‘’O papel do corpo no corpo do ator’’, pois ela mostra uma soma de processo conscientes e inconscientes em uma relação entre corpo-mente.
 Julia faz relação também estabeleceu relação entre o processo de Cassia e o texto ‘’O papel do corpo no corpo do ator’’, pois disse que ela mostrou um corpo disponível.
 Rafaela perguntou se o toque pode ser considerado como um tipo de propriocepção, Renata responde que são circuitos diferentes, mas que o tato junto com a visão e o ouvido interno são parceiros na propriocepção. A professora completou a sua fala dizendo que Cassia mostrou em seu trabalho um olhar difuso, mas com a expressão de conhecer o próprio corpo.


3° Demonstração Individual: Anna Karla

  Ela inicia dizendo que vai mostrar um pouco sobre o seu desenvolvimento a partir das aulas de CorpoVoz. Anna Karla estabeleceu relação entre as experiências dela com a aula que analisamos minuciosamente os pés, contando que ela já havia sido vítima de uma fratura nos pés por conta do estresse. A partir da demonstração ela conta que a aula que mais aproveitou foi a de máscaras, e que sentia seu corpo ser puxado toda vez que realizava a expressividade da máscara. Ela conta que associa todos os movimentos ao cotidiano, e que com as aulas adquiriu consciência corporal e propriocepção. Por fim ela realizou um exercício utilizando o apoio do diafragma.


4° Demonstração Individual: Guilherme Dias

  Guilherme optou por realizar sua demonstração a partir das sombras, e pediu para que o Luciano e a Carol o ajudassem com a iluminação. Ele começa com a música ‘’Time’’ do Hans Zimmer trabalhando com movimentos que são evidenciados com a sombra. Logo após ele sai de trás do pano e continua a explorar os movimentos, finalizando com pronuncia a de um texto.
 Cassia relaciona o processo de Guilherme com a diminuição de ritmo que a Débora Bolsanello aborda no texto Educação Somática. Gabriela diz ter notado sensações objetivas e subjetivas e Guilherme se identifica com a fala dela. Ele também diz que o intuito de sua demonstração foi o de explorar a coluna para obter o resultado nas mãos.
 Renata disse que Guilherme apresentou uma imagem de seu corpo a partir da propriocepção e que a musicalidade influenciou em seu processo. Disse também os artistas transformam as turbulências que vivenciam em trabalho.
  Guilherme comentou sobre a dificuldade que tem em seu processo de projetar a voz, e Renata respondeu dizendo que o apoio do diafragma ajuda nessa questão. 


5° Demonstração Individual: Ana Carolina Perez

   Esse trabalho consistiu em uma massagem que utilizou do verbo “carimbar” para ilustrar a pressão, ao massagista, que deveria ser feita no corpo a ser massageado. A justificativa desta massagem como demonstração individual se dá ao processo decorrente dela que acontece invariavelmente no corpo que a recebeu, pois em tese o corpo relaxa e ativa a propriocepção através do tato. 
  No debate: “onde conheceu esse exercício? ” “o que a disciplina de corpovoz alterou na sua relação com o corpo?” Conheceu em seu primeiro curso de teatro na ETEC de Artes durante os trabalhos de conclusão e o que alterou de maneira gritante foi a percepção e correção de seu caminhar. Respectivamente. Durante o debate um dos estudantes afirmou que a massagem realmente ativa a propriocepção através do tato bem como relaxa o corpo.


6° Demonstração Individual: Lucas Rios

   Ao som de Madonna, Lucas fez uma coreografia que focalizava os movimentos dos braços e dos quadris através de uma sequência lógica de ações que se repetiam durante a música. A justificativa para esse trabalho foi uma exploração daquilo que se faz repetidamente, no caso do Lucas, os movimentos do braço.
  No debate: “além de explorar os padrões, o que mais na sua demonstração se relaciona com a propriocepção do corpo?” “o que foi colocado na sua coreografia que vem do processo desse semestre?” Em um dado momento da coreografia o Lucas fez um movimento com o quadril que tinha relação com uma dor que ele sente na coluna e que as aulas o ajudaram a compreender e o que ele trouxe do processo para o trabalho foi a exploração de seu padrão de movimentos com os braços. Respectivamente. Um dos estudantes fez referência ao texto da Mulher Desencarnada para elogiar a propriocepção demonstrada pelo Lucas.


7° Demonstração Individual: Amanda Akari

   Esse trabalho foi uma espécie de contação de história, visto que Amanda utilizou seu tempo de demonstração para contar uma crônica sobre sua vida. Ela falou sobre as posições que ela se acomoda durante o trabalho, sua postura e padrões de movimento. Além de apresentar possíveis soluções: mudar sempre a posição em que se assenta e fazer o contrário de seus padrões de movimento no intuito de perder o vício neles. 
  No debate: muito foi discutido sobre ‘postura correta’ e a noção de que essa postura idealizada como perfeita é lesiva ao corpo, já que a postura realmente ideal é um pouco mais curvada do que pensamos.


Relatores: Carla Beatriz e Guilherme Dias.


Fotos: Anna Júlia Ehlerding.

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