segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Diário de Leitura

Nosso primeiro diário de leitura, aborda o texto "Corpo no Teatro: Primeiras Reflexões", escrito por Renata Meira. Conhecer o corpo é fundamental para o fazer teatral. O corpo sente, o corpo expressa a todo momento, mas nem sempre temos a consciência desses acontecimentos. Se pararmos para pensar, nos comunicamos corporalmente, só que valorizamos a fala e nem sempre percebemos. Deve haver aí uma sintonia entre voz e corpo, voz e gestos além da postura.
O trabalho corporal nos leva a um auto conhecimento e capacidade de observação. Quando trabalhamos nossas percepções corporais, notamos nosso corpo mais sensível a certas ações, a outros corpos, ao espaço.
O corpo assume diversas formas, segunto o texto "o corpo humano é como um arquivo dinâmico das experiências vividas por cada um de nós. Guardamos na memória corporal, as marcas da personalidade, da história de vida, das atividades físicas que praticamos, do que pensamos e dasa emoções que sentimos", pág 123.
Trabalhar o corpo, não é só se trancar numa sala nem fazer diversas atividades que visam isso. É trabalha-lo com constancia. O nosso dia é uma escola. Basta não banalizar as coisas que fazemos durante o dia, nossas atividades, começar a observar o que fazemos, as sensações, buscar perceber o que acontece com nosso corpo em determinado momento.
A partir da leitura, pude perceber que o trabalho corporal amplia nossa expressividade, e a capacidade da construção da personagem. O domínio sobre nossas ações e sobre nosso corpo, faz com que cresça o espaço para a criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.