Aula de Campo - 28/11/2007
Luiz Júnior e Tauana
Observação do uso do corpo em cena:
> Alinhamento
- há um (des) alinhamento próprio do personagem?
A palhaça Joana D' Arppo mantém o corpo desalinhado, um andar "jogado", como se estivesse cansada ou incomodada com o peso que seu corpo possui, influenciando assim no seu andar, no alinhamento de seu corpo.
- há o uso de diferentes formas de (des) alinhamento na dinâmica do personagem?
Sim, a palhaça contrai as costas, curva-se com freqüência, demonstrando espanto. Além disso, ergue-se totalmente quando demonstra valentia nas lutas surreais contra os soldados ingleses. Também, curva todo o corpo, posicionando-se estaticamente ao imitar a “Montanha de roupas sujas".
- é possível relacionar o (des) alinhamento do personagem com as situações cênicas apresentadas?
Sim, pois a palhaça curva-se, solta os braços totalmente quando demonstra cansaço e preguiça ao colocar as peças de roupas sujas no tanque. Além do mais, ela demonstra nas feições do rosto o cansaço, suas feições ficam deprimidas: olhar cabisbaixo, "boca mole", andar vagaroso.
> Partes do corpo
- há destaque para alguma parte do corpo na construção do personagem?
Sim, a personagem tem o quadril volumoso, arrebita as nádegas ao andar, independente da cena, qualquer ação que vá representar, o quadril está sempre em destaque. É uma característica marcante da palhaça Joana D' Arppo.
- o uso de uma parte específica do corpo define ações ou reações nas situações cênicas?
Sim, as feições do rosto da personagem estão em constante mudança, conforme a cena. Quando a personagem está "lutando com os soldados ingleses", a personagem contrai o pescoço, franze a testa, demonstrando fúria. Ao demonstrar medo, ora "arregala" os olhos, ora os fecha. Além disso, contrai a boca. As feições do rosto definem com exatidão as reações nas diversas situações cênicas.
- há o uso especial de uma ou mais partes do corpo na dinâmica do personagem?
Sim, tendo maior destaque o olhar, o franzir da testa. Sempre que está nervosa, franze a testa, não pisca os olhos, o olhar fica direcionado para a platéia. Quando está alegre, pisca os olhos e sorri, demonstrando ternura.
- é possível relacionar o uso de partes do corpo com as situações cênicas apresentadas?
Sim, principalmente na cena em que a palhaça pega o livro de histórias de Joana D' arc e começa a ler. A palhaça mexe os olhos conforme a leitura, da esquerda para a direita, balança os seios de um lado para o outro, demonstrando o movimento de ir e vir, passando de uma linha para outra do livro de histórias. Começa a roer as unhas, colocar os dedos dentro da boca demonstrando espanto e curiosidade pelo final da história.
> Apoio de pés
- há um apoio de pé específico da construção do personagem?
Sim, a personagem, demonstrando a valentia de Joana D'arc, bate os pés ao caminhar, como se estivesse em uma constante marcha.
- a dinâmica dos apoios é importante para a cena?
Com certeza, pois a cena torna-se mais interessante, vivaz. É possível discernir que a personagem demonstra respeito e valentia lutando contra os invasores ingleses. É possível entender a cena conforme o movimento dos pés, batendo no chão para frente e para trás, conforme o movimento dos braços na luta de espada.
- é possível relacionar o uso de apoios diferentes com as situações cênicas apresentadas?
Sim, quando a personagem senta-se para ler o livro de histórias de Joana D'arc, ela mexe os pés de um lado para o outro, da esquerda para a direta, toca os calcanhares no chão, demonstrando bastante interesse pela leitura. Porém, quando começa a dançar, bate os pés com freqüência no chão, como se estivesse dançando um número de sapateado.
Luiz Júnior e Tauana
Observação do uso do corpo em cena:
> Alinhamento
- há um (des) alinhamento próprio do personagem?
A palhaça Joana D' Arppo mantém o corpo desalinhado, um andar "jogado", como se estivesse cansada ou incomodada com o peso que seu corpo possui, influenciando assim no seu andar, no alinhamento de seu corpo.
- há o uso de diferentes formas de (des) alinhamento na dinâmica do personagem?
Sim, a palhaça contrai as costas, curva-se com freqüência, demonstrando espanto. Além disso, ergue-se totalmente quando demonstra valentia nas lutas surreais contra os soldados ingleses. Também, curva todo o corpo, posicionando-se estaticamente ao imitar a “Montanha de roupas sujas".
- é possível relacionar o (des) alinhamento do personagem com as situações cênicas apresentadas?
Sim, pois a palhaça curva-se, solta os braços totalmente quando demonstra cansaço e preguiça ao colocar as peças de roupas sujas no tanque. Além do mais, ela demonstra nas feições do rosto o cansaço, suas feições ficam deprimidas: olhar cabisbaixo, "boca mole", andar vagaroso.
> Partes do corpo
- há destaque para alguma parte do corpo na construção do personagem?
Sim, a personagem tem o quadril volumoso, arrebita as nádegas ao andar, independente da cena, qualquer ação que vá representar, o quadril está sempre em destaque. É uma característica marcante da palhaça Joana D' Arppo.
- o uso de uma parte específica do corpo define ações ou reações nas situações cênicas?
Sim, as feições do rosto da personagem estão em constante mudança, conforme a cena. Quando a personagem está "lutando com os soldados ingleses", a personagem contrai o pescoço, franze a testa, demonstrando fúria. Ao demonstrar medo, ora "arregala" os olhos, ora os fecha. Além disso, contrai a boca. As feições do rosto definem com exatidão as reações nas diversas situações cênicas.
- há o uso especial de uma ou mais partes do corpo na dinâmica do personagem?
Sim, tendo maior destaque o olhar, o franzir da testa. Sempre que está nervosa, franze a testa, não pisca os olhos, o olhar fica direcionado para a platéia. Quando está alegre, pisca os olhos e sorri, demonstrando ternura.
- é possível relacionar o uso de partes do corpo com as situações cênicas apresentadas?
Sim, principalmente na cena em que a palhaça pega o livro de histórias de Joana D' arc e começa a ler. A palhaça mexe os olhos conforme a leitura, da esquerda para a direita, balança os seios de um lado para o outro, demonstrando o movimento de ir e vir, passando de uma linha para outra do livro de histórias. Começa a roer as unhas, colocar os dedos dentro da boca demonstrando espanto e curiosidade pelo final da história.
> Apoio de pés
- há um apoio de pé específico da construção do personagem?
Sim, a personagem, demonstrando a valentia de Joana D'arc, bate os pés ao caminhar, como se estivesse em uma constante marcha.
- a dinâmica dos apoios é importante para a cena?
Com certeza, pois a cena torna-se mais interessante, vivaz. É possível discernir que a personagem demonstra respeito e valentia lutando contra os invasores ingleses. É possível entender a cena conforme o movimento dos pés, batendo no chão para frente e para trás, conforme o movimento dos braços na luta de espada.
- é possível relacionar o uso de apoios diferentes com as situações cênicas apresentadas?
Sim, quando a personagem senta-se para ler o livro de histórias de Joana D'arc, ela mexe os pés de um lado para o outro, da esquerda para a direta, toca os calcanhares no chão, demonstrando bastante interesse pela leitura. Porém, quando começa a dançar, bate os pés com freqüência no chão, como se estivesse dançando um número de sapateado.
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