domingo, 2 de dezembro de 2007

Eutonia - Diário de leitura

Através da eutonia é possível visualizar e completar nossa imagem corporal.Se eu tivesse lido esse texto em nosso primeiro dia de aula quando a professora nos pediu que escrevêssemos sobre o que para nós era consciência corporal e como ela se dava eu com certeza teria citado o tato e a eutonia.”Na aula, o eutonista profissional orienta a pessoa a dirigir gradualmente sua atenção para cada parte de seu corpo... Essa experiência costuma ser realizada no início de cada aula, algumas vezes sob a forma de trabalho denominada” inventario “”.Não é preciso nem dizer que com certeza isso nos traz á mente nossas aulas de consciência corporal.Esse texto me ajudou muito, talvez não necessariamente a entender, mas a enxergar uma forma de expressar com palavras a questão da consciência do corpo.
Interessante como sempre tive a tendência de relacionar o TATO com a MÃO, sendo que não é bem assim, o tato é dado por toda superfície corporal.Eu não pensava no tato como uma coisa tão significativa na vida da pessoa mesmo em seus primeiros períodos de vida, sendo que uma deficiência significativa nos mesmos pode levar a “uma desordem de personalidade ou a uma deficiência nas relações com os outros”.
Quanto mais vou aprofundando nas leituras com relação ao corpo, mais vejo que por mais que o corpo seja uma coisa especifica não pode ser separado radicalmente da mente e das sensações.Falando ainda sobre o próprio tato, no caso desse texto, que não tem o mesmo efeito se não for feito de uma forma “amorosa” e “consciente”, um tato mecânico não traz benefícios.
A dor ou pressão que sentimos pode ser relacionado com nosso espaço interno que pode estar em desordem são relações do nosso corpo que me encantam mais á medida que as vou descobrindo.O conhecimento do espaço interno corporal desenvolve em uma pessoa uma autoconfiança que fortalece o individuo, que lhe dá mais segurança.
O contato é uma coisa que fazemos todos os dias de uma maneira mecânica e a eutonia permite uma conscientização desse contato, um sentido.E isso se dá através de um contato com o outro, com um animal, com um objeto e consigo mesmo.No meu entender, esse dado pode ser dado pelo nome “comunicação”, e não há comunicação sem entendimento.
O conhecimento de nossos ossos nos levará a ter uma melhor consciência de nossa postura e alinhamento, o que é necessário não só para nós como atores, mas sim para todos.Na verdade essa dada consciência corporal pode ser ainda mais necessária para atores, mais ao meu ponto de vista, todos deveriam prestar atenção nesse aspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.