quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Eutonia

De acordo com que vi no texto, pude perceber que a eutonia nos ajuda a ter uma consciência, um equilíbrio e uma sensibilidade maior do nosso corpo. Segundo a autora Berta Vishnevetz, o primeiro passo para a eutonia é o conhecimento da superfície do corpo, a pele.
Com isso ela cita a questão do tato, que é o "ato de sentir com a mão". O fato de sentir nosso corpo com nosso tato, nos leva a uma conexão maior com nós mesmos.
Além do tato, a autora cita a questão do espaço, que é fundamental. Segundo ela, o espaço interno não se cria, ele simplesmente existe! O espaço do corpo é essencial, pois com é nesse espaço que você vai conhecer seus limites.
Agora, a autora cita o "contato". O contato consciente na troca de energias que se estabelece consigo mesmo, com outro objeto ou com outra pessoa, quando a atenção vai além do nosso corpo.


"A consciência de si-mesmo ou self é também um meio de desenvolver a consciência do outro. Só na proporção em que estou sintonizando com meus próprios sentimentos, é que sou capaz de ser consciente de minhas reações aos outros, é que sou capaz de sair de mim mesmo e amá-los sem causar-lhes dano algum. Quando me torno sensorialmente consciente de mim, também desenvolvo uma consciência refinada de meu irmão. Se eu tiver dificuldade para estar consciente da realidade mais próxima de mi, ou seja, de mim mesmo, como poderei evitar ter dificuldade para estar consciente de Deus e meu irmão?" (Saddanah: 74)

A autora afirma também, a consciência da estrutura óssea, sendo que com essa consciência, existe o melhoramento da postura, eixo, sustentação, etc.

Agora, vou falar o que senti depois que li o texto:
Vi que a consciência corporal não é difícil, é só um objetivo que temos que ter na vida. Quantas vezes forçamos algum músculo a toa, sendo que depois reclamamos de dores e achamos que fizemos tudo normal? Na verdade só lembramos do nosso corpo nessas horas, quando sentimos alguma dor.
Eu não tinha noção de espaço, sentidos, contato... hoje, depois das aulas de consciência corporal, estou engatinhando para isso, e espero poder chegar lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.