C. Horária: 60horas Departamento: DEMAC
Horário de aula: Quartas feiras das 14h às 17h40 Sala: Laboratório de Ações Corporais
Horário de atendimento: Quartas feiras: 17h40 às 19hs Sala: Laboratório de Ações Corporais
Objetivos gerais:
Relacionar prática e teoricamente os aspectos perceptivos do corpo com os aspectos
expressivos.
Objetivos específicos:
-Realizar movimentos com consciência corporal, considerando as dimensões exterior e interior do
corpo;
-Reconhecer as capacidades e limites físicos e expressivos tendo como base a anatomia do corpo em
movimento;
-Criar e estimular movimentos enfatizando a percepção das sensações, emoções e imagens
correlacionadas;
-Estimular a emissão de sons, palavras, melodias e ritmos como parte integrante do movimento;
-Selecionar exercícios e estímulos de movimento adequados às suas especificidades corporais.
-Relacionar a Consciência Corporal às atividades teatrais.
Ementa:
Noções básicas do corpo em movimento. Estudo anatômico da estrutura óssea e muscular
relacionando sempre a teoria à prática corporal, tendo como eixo condutor à percepção e a
sensação do corpo na postura dinâmica e em movimento. Reconhecimento do corpo em
movimento como integrador de sensação, emoção, pensamento e ação. Reconhecimento do
repertório pessoal de movimentos em sua expressão teatral. Prática do movimento, som,
palavra como unidade expressiva. Teoria e prática de atividades criativas para desinibição do
uso dos recursos vocais e corporais.
Conteúdo programático:
-Estudo teórico e prático do movimento, anatomia e percepção;
-Estímulo das sensações corporais percebidas conscientemente e exploração das
possibilidades de movimento;
-Estudo teórico e prático de alinhamento, alongamento, aquecimento, força e coordenação
motora;
-Prática e percepção do movimento por meio de sensação, emoção, pensamento, imaginação e
observação.
Procedimentos Didáticos:
Aulas práticas de trabalhos corporais e expositivas;
Leituras orientadas;
Diários de Leitura;
Caderno do Eu;
Debates em sala relacionando prática e teoria.
Comunicação virtual e coletiva por meio de blog: www.conscienciacorporal.blogspot.com
Critérios de Avaliação:
A cada dia está sendo feita avaliação, considerando a postura frente ao trabalho, o respeito ao grupo, o
envolvimento e a seriedade no desenvolvimento das propostas.
O Caderno do Eu, os Diários de Leitura e a freqüência serão instrumentos de avaliação por que permitem
analisar o envolvimento e aproveitamento do estudante em sua descrição das atividades aula a aula, no
diálogo com as leituras e na presença às atividades.
A nota será definida por meio de avaliação oral e individual com a professora.
Bibliografia:
ALEXANDER, G. Eutonia: um caminho para a percepção corporal. S.P., Martins Fontes, 1983.
BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão Corpo: identidade e autonomia do movimento. São Paulo: Summus
editorial, 2001.
CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o movimento, volume 1: introdução à análise das
técnicas corporais. SP: Manole, 1991.
FELDENKRAIS, Mosche. Consciência pelo Movimento. SP: Summus editorial, 1977.
MEIRA, Renata Bittencourt. Corpo no Teatro: primeiras reflexões. In MACHADO, Irlei [et al] (orgs.).
Teatro: ensino, teoria e prática. Uberlândia: EDUFU, 2004.
VISCHNIVETZ, Berta. Eutonia. Educação do corpo para o ser. São Paulo: Summus, 1995.
Uberlândia, setembro de 2007.
__________________________________________
Professora Doutora Renata Bittencourt Meira
Renata Meira (org.) e estudantes de Artes Cênicas da Universidade de Évora. Espaço de socialização de atividades, referências e reflexões de disciplinas de estudos do corpo em cursos de Artes Cênicas no Ensino Superior. Em 2019 está sendo realizada a disciplina Teatro Físico na Universidade de Évora. Este blog divulga as atividades das disciplinas de corpo do Curso de Teatro do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia desde 2007.
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
PLANO DE CURSO PARA O 2º SEMESTRE DE 2008
Dançadeira, educadora, pesquisadora.
Mãe da Carmem e companheira do Túlio.
Professora da Universidade Federal de Uberlândia onde coordena o Laboratório de Ações Corporais.
Coordenadora do Grupo Baiadô: pesquisa e prática das danças brasileiras.
Bacharel em Dança, Mestre em Arte, Doutora em Educação tudo pela UNICAMP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.