segunda-feira, 1 de setembro de 2008

PLANO DE CURSO PARA O 2º SEMESTRE DE 2008

C. Horária: 60horas Departamento: DEMAC
Horário de aula: Quartas feiras das 14h às 17h40 Sala: Laboratório de Ações Corporais
Horário de atendimento: Quartas feiras: 17h40 às 19hs Sala: Laboratório de Ações Corporais


Objetivos gerais:
Relacionar prática e teoricamente os aspectos perceptivos do corpo com os aspectos
expressivos.

Objetivos específicos:
-Realizar movimentos com consciência corporal, considerando as dimensões exterior e interior do
corpo;
-Reconhecer as capacidades e limites físicos e expressivos tendo como base a anatomia do corpo em
movimento;
-Criar e estimular movimentos enfatizando a percepção das sensações, emoções e imagens
correlacionadas;
-Estimular a emissão de sons, palavras, melodias e ritmos como parte integrante do movimento;
-Selecionar exercícios e estímulos de movimento adequados às suas especificidades corporais.
-Relacionar a Consciência Corporal às atividades teatrais.


Ementa:
Noções básicas do corpo em movimento. Estudo anatômico da estrutura óssea e muscular
relacionando sempre a teoria à prática corporal, tendo como eixo condutor à percepção e a
sensação do corpo na postura dinâmica e em movimento. Reconhecimento do corpo em
movimento como integrador de sensação, emoção, pensamento e ação. Reconhecimento do
repertório pessoal de movimentos em sua expressão teatral. Prática do movimento, som,
palavra como unidade expressiva. Teoria e prática de atividades criativas para desinibição do
uso dos recursos vocais e corporais.


Conteúdo programático:
-Estudo teórico e prático do movimento, anatomia e percepção;
-Estímulo das sensações corporais percebidas conscientemente e exploração das
possibilidades de movimento;
-Estudo teórico e prático de alinhamento, alongamento, aquecimento, força e coordenação
motora;
-Prática e percepção do movimento por meio de sensação, emoção, pensamento, imaginação e
observação.


Procedimentos Didáticos:
Aulas práticas de trabalhos corporais e expositivas;
Leituras orientadas;
Diários de Leitura;
Caderno do Eu;
Debates em sala relacionando prática e teoria.
Comunicação virtual e coletiva por meio de blog: www.conscienciacorporal.blogspot.com


Critérios de Avaliação:
A cada dia está sendo feita avaliação, considerando a postura frente ao trabalho, o respeito ao grupo, o
envolvimento e a seriedade no desenvolvimento das propostas.
O Caderno do Eu, os Diários de Leitura e a freqüência serão instrumentos de avaliação por que permitem
analisar o envolvimento e aproveitamento do estudante em sua descrição das atividades aula a aula, no
diálogo com as leituras e na presença às atividades.
A nota será definida por meio de avaliação oral e individual com a professora.


Bibliografia:
ALEXANDER, G. Eutonia: um caminho para a percepção corporal. S.P., Martins Fontes, 1983.
BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão Corpo: identidade e autonomia do movimento. São Paulo: Summus
editorial, 2001.
CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o movimento, volume 1: introdução à análise das
técnicas corporais. SP: Manole, 1991.
FELDENKRAIS, Mosche. Consciência pelo Movimento. SP: Summus editorial, 1977.
MEIRA, Renata Bittencourt. Corpo no Teatro: primeiras reflexões. In MACHADO, Irlei [et al] (orgs.).
Teatro: ensino, teoria e prática. Uberlândia: EDUFU, 2004.
VISCHNIVETZ, Berta. Eutonia. Educação do corpo para o ser. São Paulo: Summus, 1995.
Uberlândia, setembro de 2007.
__________________________________________
Professora Doutora Renata Bittencourt Meira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.