quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Turma de 2009

Bem vindos ao nosso blog!!!
Coloque seu nome e endereço eletrônico num comentário desta postagem.
Se não conseguir, peça ajuda ao colega da turma ou dos veteranos.
Se, ainda assim, não conseguir, traga o problema para a roda de conversa.



Tarefa para quinta feira dia 03 de setembro

Lembrar a história da pulga e escrever em seu Caderno do Eu, acompanhado de suas observações, reflexões, críticas e sugestões acerca desta história.

Leitura do texto de Alexander Feldenkrais disponível na pasta do Xerox, na rua Segismundo Pereira, em frente ao portão da caixa d’agua da UFU, pasta da Disciplina Consciência Corporal da Profª Drª Renata Meira.

Acordos para o funcionamento da disciplina



Organização de espaço e material de trabalho

1. desligar o celular.

2. preparar a sala de aula para o trabalho – chegar às 14hs, abrir a sala, limpa-la, organizar o material individual embaixo do espelho. Precisamos de um voluntário para organizar esta atividade.

3. preparar cada um para a aula – encher a garrafinha de água, deixar o caderno ou bloco de anotações e uma caneta disponível perto do material.

4. estar disponível para tocar e ser tocado – higiene e roupas adequadas.

5. às 14h30 iniciamos um trabalho de acordar o corpo, seguimos com leitura e apreciação do protocolo, com os estudos teórico prático coletivo e a prática criativa.

Registro e avaliação

1. Caderno do Eu – entrega para leitura de x por semana a partir da quarta semana

2. Protocolo – dois por dia

3. Leituras – diários de leitura fazem parte do Caderno do Eu

4. blog – acompanhamento das atividades e publicação dos protocolos:

5. http://conscienciacorporal.blogspot.com

6. Avaliação individual final

7. Sempre escrever o nome na frente e em cima em todos os trabalhos entregues à professora. Sempre guardar uma cópia de seus trabalhos, a professora pode não devolve-los.

Conteúdos e metodologias

1. Estudo teórico e prático do movimento, anatomia e percepção:

ü estudos dos ossos – Klauss Vianna, Eutonia, Anatomia do Movimento, Biomecânica.;

ü estudo da coordenação motora – Bezier e Método Ivaldo Bertazzo;

ü estudos das interioridades: memória, emoções, sensações, pensamentos e imaginação.

2. Experiências corporais: sensibilização, organização e entendimento da dinâmica do movimento. Estímulo das sensações corporais percebidas conscientemente e exploração das possibilidades de movimento.

ü Para tanto são necessárias concentração e atenção para perceber o corpo.

ü Um instrumento a ser utilizado é o Inventário.

ü Descrição e detalhes da percepção corporal registrados no Caderno do Eu.

ü Percepção e análise do corpo considerando alinhamento, alongamento, aquecimento, força e coordenação motora.

3. Laboratórios de criação de movimentos

ü Análise dos movimentos pessoais,

ü Criação de movimentos individuais a partir de diferentes estímulos.

4. Leituras orientadas e debates

ü aproximadamente seis textos durante o semestre.

ü Cada leitura deve ser feita acompanhada do Diário de Leitura, outra ferramenta de ensino aprendizado.

5. Rodas de Conversa

ü Debates em sala relacionando prática e teoria.

ü o grupo deve detectar e anunciar as ações que fogem do objetivo do diálogo, as chamadas pulgas.

6. Comunicação virtual e coletiva por meio de blog: www.conscienciacorporal.blogspot.com

Critérios de Avaliação:

A cada dia está sendo feita avaliação, considerando a postura frente ao trabalho, o respeito ao grupo, o envolvimento e a seriedade no desenvolvimento das propostas.

Faremos uma avaliação coletiva apontando ações e detectando dificuldades, na qual cada estudante fará duas observações para cada um de seus colegas. Esta tabela de apontamentos será uma das bases para a auto-avaliação.

O Caderno do Eu, os Diários de Leitura e a freqüência serão instrumentos de avaliação por que permitem analisar o envolvimento e aproveitamento do estudante em sua descrição das atividades aula a aula, no diálogo com as leituras e na presença às atividades.

A nota será definida por meio de avaliação oral e individual com a professora, considerando os apontamentos, o Caderno do Eu, os Diários de Leitura (que fazem parte do Caderno do Eu), a freqüência, o desenvolvimento, as necessidades de trabalho corporal, a condição de cada um de superar suas dificuldades e limites.

10 comentários:

  1. Olá Renata! Olá turmaaa! Estou aqui presente, acompanhando o blog, as aulas também! O que precisar pode contar comigo. E vamos lá! É só o começo ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  2. oi gente também estou aqui!!

    ResponderExcluir
  3. foi mal meu e-mail é: salviano90@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi oi, cá estou, deixando nome e e-mail.
    rfl_machado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Opa! demorei mas cheguei...
    robertaliz@hotmail.com (msn)
    ropbertalizqs@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. deixando meu e-mail:

    anazumpano@gmail.com

    besos

    ResponderExcluir
  7. Conferindo as novidades por aqui!
    Tenho certeza que esse é apenas o começo de uma nova e ótima etapa das nossas vidas que será no mínimo, maravilhosa!
    ja_ja_ia@hotmail.com

    Besos
    =)

    ResponderExcluir
  8. Olá Galera ♪ ♪ ♪

    Estou muito feliz por estar juntinho de Vocês!!!

    Meu e-mail:

    Paulomusic100@yahoo.com.br


    E-mail do MSN:

    Victordias_ator@hotmail.com


    ♫ Beijosss ☺ ☺ ☺

    ResponderExcluir
  9. ola! tbm estou por aqui
    meu e-mail: hannamayara@gmail.com

    bjaooo turmaaa

    ResponderExcluir
  10. Também por aqui
    Clara - clarinha_fb@hotmail.com

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.