quarta-feira, 20 de março de 2013

Alunos segue a formatação da entrega do trabalho final. Aguardamos também alterações que a profª Renata caso necessário.

•        Papel branco
•        Folha A4/ margens superior e esquerda: 3 cm; direita e inferior: 2 cm
•        Fontes:
         Corpo do texto: 12
         Títulos: 12
         Legendas, rodapés e citações com mais de 3 linhas: 11 ou 10


•        Recuo de primeira linha do parágrafo: 2 cm. Letra em  Times New Roman.  
•        Citações com mais de três linhas: recuo de 4 cm da margem esquerda
•         Espaçamento entre linhas do texto: 1,5 cm / espaçamento nas citações, rodapés e legendas: 1 cm.
•         Numerações desde a primeira folha, resumo (máx 500 caracteres) e palavras-chave. Sem capa
•          Notas de rodapé Times New Roman 10 ou 11
•          Cabeçalho: Nome, Título. Cidade: Universidade

Ex: ILDEFONSO, Élder Sereni. Corpo em Território. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Pular uma linha
RESUMO (em letra maiúscula e centralizada)
PALAVRAS-CHAVE: formado por três palavras separadas por ( : )
Ex: PALAVRAS-CHAVE: Dança: Espaço público: Desterritorialização
Pular uma linha
Texto
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Bibliografia
Autor, Título em negrito. Editora, cidade, ano.
Ex: CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Ed Vozes. Rio de Janeiro, 2004



EXEMPLO

ILDEFONSO, Élder Sereni. Corpo em Território – Despacho. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

RESUMO
O artigo discute questões referentes à efemeridade inerente a criações híbridas com enfoque na dança realizada em espaços públicos. Para tanto, faz-se um percurso por pensamentos sobre desterritorialização e territoirialização discutidos a partir da performance Despacho criada pela Cia. Ltda. de Maceió. Nestas articulações revelam-se possibilidades do corpo ser abordado enquanto lugar de processo e engendramentos entre arte e cidade, possibilitando a ressiginificação do ambiente urbano para os que presenciam a experiência. (máx 500 caracteres)
PALAVRAS-CHAVE: Dança: Espaço público: Desterritorialização: Territorialização.


(2 cm de recuo)O presente artigo é originário da pesquisa de mestrado intitulada Estudos Cênicos Híbridos e o Corpo em [Des]Territorialização no Processo de Urbanização, realizada na Universidade Estadual Paulista (Unesp) com orientação da Profª Drª Carminda Mendes André. Para esta escrita foi selecionado um recorte sobre o fazer artístico que entende o corpo a partir de seu deslocamento no espaço criando movimentos de territorialização e desterritorialização no ambiente urbano, potencializando a subjetividade dos que presenciam a experiência. Para tanto, encaminha-se por um pensamento sobre o território urbano por meio da dança para espaços públicos realizada pela Cia. Ltda. de Maceió, criando consequentemente possibilidade de repensar poeticamente a estruturação urbana.
A Cia. Ltda. nasce em 2006 através da montagem de Sociedade Anônima, com pesquisa artística enfocada na ritualização da relação corpo-ambiente, a fim de provocar reflexões as quais envolvem: compreender-se, compreender o todo em sua condição e a realidade imediata.
Embora o nome Cia. Ltda. só tenha surgido em 2006, percebe-se coerência nas atividades de seus integrantes desde a montagem de Pessoa Física (2003), Estado de Graça (2004), Sociedade Anônima (2006), Recursos Humanos (2006) até a experiência de Registro Geral (2009). Finalizadas essas criações, cada um dos três participantes se encaminhou para pesquisas individuais. Jorge Schutze segue com a Cia. Ltda. pesquisando a relação direta com os citadinos imersos na rede do fazer cotidiano público, angariando esforços no intuito de compreender corporalmente modos de se relacionar e dialogar, fator que remodela constantemente percepções limitantes do espaço e dos tempos cênicos das ações físicas.
(4 cm de recuo)Em Despacho procuro esse tempo-espaço próprio do corpo, a partir do estímulo da consciência e da sensibilidade, num programa de agenciamento das percepções mais sutis, em busca de uma vivência única, imediata do movimento, complexizado pela condição geo-histórica do corpo simbiotizado no ambiente. As pesquisas corporais em Despacho são uma continuidade do trabalho iniciado em 2006. Estas que já colocavam a ação sensivelmente motivada e espontânea, em estado performático. O fator somado em Despacho é a consciência de que é a própria dança (os estados expressivos a que o corpo atende) a razão para a existência da performance, ela é independente e livre de quaisquer temas além da própria busca corporal, numa fé cega na experiência e expressão corporal.[1]


COMO CITAR POEMA Ex;


...Avoa! possibilitou aos três participantes do Chão: semeio e passo, durante toda a elaboração do trabalho, transpirar a cidade e a pulsação da dinâmica urbana local. Como então produzir uma ação de cunho poético- político que reflita questões da própria cidade? Sendo que os participantes estão imersos nesta rede, o que faz com que o olhar estrangeiro dos participantes praticamente inexista. As questões são então despertadas a partira do poema de Orides Fontela (1940-1998), o qual inspirou a obra.

(Centralizado) (sem título)
Semeio sóis
e sons na terra viva
afundo os pés no chão: semeio e passo
Não me importa a colheita
(FONTELLA, 2006, p. 238).

Há em Chão: semeio e passo uma marcante presença do diálogo com o entorno, pois ao retomarmos o primeiro verso a poesia de Fontella: “semeio sóis”, vê-se a indicação de uma ação que desloca por completo o entendimento de causa e consequência, já que, quem comanda o andamento de uma intervenção no espaço público é primeiramente o clima, ‒ se está chovendo, o que fazer? ‒ semear é antes de tudo uma projeção imagética. As dificuldades de se tornar realidade pouco importam para o semeador, ele deposita na terra toda a sua esperança de vida. Em “sóis”, determina a possibilidade de tudo ser iluminado por vários enfoques, possibilitando olhar para o urbano de diversas maneiras.



Bibliografia
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Ed Vozes. Rio de Janeiro, 2004.


SITES DA INTERNET:
Sites de consulta:
<http://proyectolacasa.blogspot.com/>. Consultado em: 05/05/2010



[1] Notas de rodapé Times New Roman 10 ou 11

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