quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PLANO DE CURSO PARA O 2º SEMESTRE DE 2013



Disciplina
Código:
CONSCIÊNCIA CORPORAL
01
Professor (a): Renata Bittencourt Meira
Curso de Graduação em Teatro

Disciplina:
 Obrigatória (  X   )
 Optativa      (       )
C. Horária:  60horas
Departamento: DEMAC
Horário de aula:
Terças feiras das 14h às 17h40
Terças feiras das 19h às 22h30
Sala: Laboratório de Ações Corporais
Horário de atendimento:
Terças feiras das 17h40 às 18h50
Sala: Laboratório de Ações Corporais
Objetivos gerais:

Sensibilizar, organizar e entender o corpo em movimento.
Conectar prática e teoricamente os aspectos perceptivos do corpo com os aspectos  anatômicos e expressivos.
                              
Objetivos específicos:

-        Realizar movimentos com consciência corporal, considerando os aspectos exterior e interior do corpo;
-        Reconhecer as capacidades e limites físicos e expressivos tendo como base a anatomia do corpo em movimento e a coordenação motora;
-        Criar e estimular movimentos enfatizando a percepção das sensações, emoções, imagens, pensamentos e memórias correlacionadas;
-        Estimular a emissão de sons, palavras, melodias e ritmos como parte integrante do movimento;
-        Selecionar exercícios e estímulos de movimento adequados às suas especificidades corporais.
-        Relacionar a Consciência Corporal às atividades teatrais.

Ementa:

Noções básicas do corpo em movimento. Estudo anatômico da estrutura óssea e muscular relacionando sempre a teoria à prática corporal, tendo como eixo condutor à percepção e a sensação do corpo na postura dinâmica e em movimento. Reconhecimento do corpo em movimento como integrador de sensação, emoção, pensamento e ação. Reconhecimento do repertório pessoal de movimentos em sua expressão teatral. Prática do movimento, som, palavra como unidade expressiva. Teoria e prática de atividades criativas para desinibição do uso dos recursos vocais e corporais.


Conteúdo programático:

-        Estudo teórico e prático do movimento, anatomia e percepção:
-        estudos dos ossos – Klauss Vianna, Eutonia, Anatomia do Movimento, Biomecânica.;
-        estudo da coordenação motora – Mme. Bezier e Método Ivaldo Bertazzo;
-        estudos das interioridades: memória, emoções, sensações, pensamentos e imaginação.
-        Experiências corporais: sensibilização, organização e entendimento da dinâmica do movimento. Estímulo das sensações corporais percebidas conscientemente e exploração das possibilidades de movimento.
-        Laboratórios de criação de movimentos
-        Análise dos movimentos pessoais,
-         Criação de movimentos individuais a partir de diferentes estímulos.

Procedimentos Didáticos:

[  Prática corporal orientada em sala:
       Movimentos, manipulação
       Improvisação dirigida, estímulo com objetos, música, poemas, imagens...
[  Estudo da estrutura óssea e da organização músculo esquelética do corpo em vida.
       Observação de desenhos e imagens de anatomia do movimento, manipulação e improvisação dirigida.
[  Rodas de conversa
       Troca de impressões e reflexão acerca da prática e da percepção.
[  Caderno do Eu
       Avaliação cotidiana processual
       Impressões sobre as atividades das aulas
[  Caderno do Nós – no blog conscienciacorporal.blogspot.com
       Descrição das atividades das aulas
[  Leituras
       Estudos em grupo em sala de aula
       Diários de leitura individuais e em casa
·        Oliver Sachs - A mulher desencarnada.
·        Renata Meira - Apostila de Anatomia Funcional.
·        Jussara Miller  - A escuta do corpo: abordagem da sistematização da técnica Klauss Vianna.
·        Sônia Azevedo - O papel do corpo no corpo do ator
·        Moshe Feldenkrais – Consciência Pelo Movimento



Critérios e procedimentos de Avaliação:

Critério
Valor
Modo de medir
Empenho
25
Auto avaliação. Consideraremos a frequência, o envolvimento, o  esforço e as ações corporais. Roda de ajuste das notas individuais.
desprendimento e disponibilidade
contribuição para o grupo
25
Professora avalia durante as aulas e questiona nas rodas de conversa. caderno do nós
conhecimento incorporado

20
trabalho escrito - Análise crítica do processo – a correção da professora avaliará a competência em articular experiência, leituras e conhecimento. Inclui caderno do eu e diários de leitura como fonte.
desenvolvimento e consciência do processo
30
Demonstração oral/corporal - socialização do processo clara na qual a maioria dos colegas consegue questionar e comparar com seu próprio processo – nota dialogada. Caderno do eu
Total
100
Soma das notas parciais



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.