Disciplina
|
Código:
|
|||||
CONSCIÊNCIA CORPORAL
|
01
|
|||||
Professor (a): Renata Bittencourt Meira
|
||||||
Curso de
Graduação em Teatro
|
Disciplina:
Obrigatória ( X )
Optativa
( )
|
|||||
C. Horária: 60horas
|
Departamento: DEMAC
|
|||||
Horário de aula:
|
Terças feiras das 14h às 17h40
Terças feiras das 19h às 22h30
|
Sala: Laboratório de Ações Corporais
|
||||
Horário de
atendimento:
|
Terças feiras das 17h40 às 18h50
|
Sala: Laboratório de Ações Corporais
|
||||
Objetivos gerais:
Sensibilizar, organizar e entender o corpo em
movimento.
Conectar prática e teoricamente os aspectos
perceptivos do corpo com os aspectos anatômicos e expressivos.
|
||||||
Objetivos
específicos:
-
Realizar
movimentos com consciência corporal, considerando os aspectos exterior e
interior do corpo;
-
Reconhecer as
capacidades e limites físicos e expressivos tendo como base a anatomia do
corpo em movimento e a coordenação motora;
-
Criar e
estimular movimentos enfatizando a percepção das sensações, emoções, imagens,
pensamentos e memórias correlacionadas;
-
Estimular a
emissão de sons, palavras, melodias e ritmos como parte integrante do
movimento;
-
Selecionar
exercícios e estímulos de movimento adequados às suas especificidades
corporais.
-
Relacionar a
Consciência Corporal às atividades teatrais.
|
||||||
Ementa:
Noções
básicas do corpo
|
||||||
Conteúdo
programático:
-
Estudo teórico
e prático do movimento, anatomia e percepção:
-
estudos dos
ossos – Klauss Vianna, Eutonia, Anatomia do Movimento, Biomecânica.;
-
estudo da
coordenação motora – Mme. Bezier e Método Ivaldo Bertazzo;
-
estudos das
interioridades: memória, emoções, sensações, pensamentos e imaginação.
-
Experiências
corporais: sensibilização, organização e entendimento da dinâmica do
movimento. Estímulo das sensações corporais percebidas conscientemente e
exploração das possibilidades de movimento.
-
Laboratórios de
criação de movimentos
-
Análise dos
movimentos pessoais,
-
Criação de
movimentos individuais a partir de diferentes estímulos.
|
||||||
Procedimentos Didáticos:
[
Prática corporal orientada em sala:
∞
Movimentos, manipulação
∞
Improvisação dirigida, estímulo com objetos,
música, poemas, imagens...
[
Estudo da estrutura óssea e da organização
músculo esquelética do corpo em vida.
∞
Observação de desenhos e imagens de anatomia
do movimento, manipulação e improvisação dirigida.
[
Rodas de conversa
∞
Troca de impressões e reflexão acerca da
prática e da percepção.
[
Caderno do Eu
∞
Avaliação cotidiana processual
∞
Impressões sobre as atividades das aulas
[
Caderno do Nós – no blog
conscienciacorporal.blogspot.com
∞
Descrição das atividades das aulas
[
Leituras
∞
Estudos em grupo em sala de aula
∞
Diários de leitura individuais e em casa
·
Oliver Sachs - A mulher desencarnada.
·
Renata Meira - Apostila de Anatomia Funcional.
·
Jussara Miller
- A escuta do corpo: abordagem
da sistematização da técnica Klauss Vianna.
·
Sônia Azevedo - O papel do corpo no corpo do
ator
·
Moshe Feldenkrais – Consciência Pelo Movimento
|
||||||
Critérios e procedimentos de Avaliação:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.