segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Aula do dia 12/01/15




    Começamos a aula discutindo sobre as inadequações das estruturas da sala; o chão estava sem o linóleo, deixando a sala apenas ao tacos apodrecidos. O que demonstra um descaso, pois devia-se consertar este chão, em vez de apenas tampar com o linóleo. Enfim...
 
    A aula foi totalmente teórica, deslizamos entre conceitos e abstrações, o que dificultou a escrever este relatório (ora bolas) pois transcrever toda a teoria é um pouco conflituoso, but, descreverei o "esqueleto" da aula:

     Trouxemos os 4 trabalhos, que foram pedidos por Renatinha, dentre eles: a analise crítica do processo, as justificativas dos textos do ABRACE, e o não menos importante diário de leitura.

     Discutimos primeiramente sobre os diários de leitura: "Do corpo como instrumento ao corpo como lugar - Sulian Vieira Pacheco &  Por uma abordagem do corpo para a reflexão sobre os processos - Lucia Yañes Silva".

     O intuito da Renata com os diários de leitura era imprimir opinião e o entendimento pessoal, através de uma leitura um pouco mais minuciosa. Discutimos, então, sobre a complexidade dos textos.

    Após lermos os textos, ficou uma incógnita em nossas cabecinhas, como seria esse tal corpo desprovido de orgãos? É um novo pensar? Uma maneira figurativa em expressar esse corpo de um artista/bailarino? Afan... salve-nos Renata!!!

    Pois foi explicado o tal corpo sem orgão. O corpo do artista, leve e consciente.

    Falamos sobre o google acadêmico, como ele é uma ferramenta que pode facilitar as pesquisas. O google acadêmico trabalha conceitos, de todas as áreas do conhecimento.

   Voltando aos textos escolhidos, aqueles do diário, cada um pegou um tópico de seus escritos e discutimos e refletimos. Na resolução da discussão dos textos, ainda tratando do corpo sem orgão, nota-se essa passagem de Deleuze:

    "Os corpos não se definem por seu gênero ou sua espécie, por seu orgãos e suas funções, mas por aquilo que podem, pelos afetos aos quais são capazes".


    Por final, tratamos sobre as 4 noções de corpo:

        º Corpo instrumento
        º Corpo mecânico
        º Corpo sem orgão
        º Corpo lugar ( metafísico, que está além do físico, filosófico)





    Um beijo gente!









Um comentário:

  1. Otima postagem mas fico meio vago para mim essa questão de corpo sem orgão e as 4 noções do corpo

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.