quinta-feira, 10 de setembro de 2015

FLEXIBILIDADE E ALONGAMENTO

Tanto a flexibilidade quanto o alongamento são fundamentais para melhor funcionamento do corpo. Seja para o dia-a-dia, ou na prática de exercícios físico. Muitas vezes são confundidas, mas elas possuem pontos em comuns, diferentes e interações. Ambas estão ligadas com a mobilidade do corpo, a função e a amplitude do movimento, mas o que muda é o significado. O alongamento forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude articular normal com o mínimo de restrição possível, está direcionado a estrutura do músculo e tecidos que envolvem a articulação. O alongamento está divido em dois grupos:
·        
  • Alongamento estático ou passivo: consiste em realizar o alongamento de uma determinada musculatura até a sua extensão máxima de movimento, e ao chegar neste ponto, permanecer por um período que varia de 3 a 60 segundos.
  •  Alongamento dinâmico, ativo ou balístico: corresponde a habilidade de se utilizar a ADM (maior amplitude de movimento), na performance de uma atividade física em velocidades rápidas do tipo “sacudidas”. Utiliza-se de vários esforços musculares ativo insistidos, na tentativa de maior alcance de movimento.

 A flexibilidade é o resultado do alongamento, referindo-se a amplitude do movimento articular. Ela é muito importante para saúde e ao desempenho atlético, embora ela não seja a única qualidade física importante na performance, ela está presente em quase todos os desportos, fazendo-se necessária também para realização de atividades de vida diária de qualidade. É muito importante, pois favorece uma maior mobilidade nas atividades diárias e esportivas, diminui o risco de lesões, favorece o aumento da qualidade e quantidade de movimentos e uma melhora da postura corporal. Podemos classificar a flexibilidade nos seguintes grupos:

  • Flexibilidade geral é observada em todos os movimentos da pessoa englobando todas as articulações, enquanto que a flexibilidade específica é referente a um ou alguns movimentos realizados em determinadas articulações. A maior amplitude de movimento possível de uma articulação, obtida sem ajuda, ou seja, pela contração do músculo agonista é denominada flexibilidade ativa.
  • Flexibilidade passiva é a maior amplitude de movimento possível da articulação obtida por meio da atuação de forças externas (companheiro, aparelhos, peso corporal). É sempre maior que a ativa.
  • Flexibilidade estática é mobilização do segmento corporal de forma lenta e gradual por agente externo buscando alcançar o limite máximo, enquanto que a dinâmica é expressa pela ADM máxima obtida pelos músculos motores, volitivamente, de forma rápida.

Existe diferenças conceituais, físicas, neuro e técnicas, porém estão interligadas, não tem como você conseguir uma sem a outra. Para atingir a flexibilidade você precisa do alongamento, e fazendo o alongamento você alcança a flexibilidade.

Foi adicionado a minha conta do hotmail mas não tem como logar no blog com a conta do hotmail, apenas do Gmail, então estou postando pela conta da Júlia Leão

Att.:
Aryel Amaral Costa (N)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.