quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Registro da aula de 4 de outubro 2017 [Turma Y]





Começamos a aula aquecendo as articulações através da música mole-mole, quem sabia a música puxava e o restante da turma respondia, logo em seguida foi proposto que 3 pessoas se dispusessem a puxar a música enquanto o restante continuava o aquecimento, não houve uma escala programada de quem iria cantar, apenas quando um saia outro entrava, passamos a conhecer mais sobre a personalidade de cada um como puxador, da sua forma de cantar, de brincar, em ritmos diferentes, tons diferentes.

Cantamos também a música do Gavião movimentando a nossa escápula, o que já havíamos trabalhado anteriormente, a novidade foi que levamos uma quadrinha relacionada as aulas que trabalhamos até o momento e na segunda parte da música tínhamos que mostrar para a turma um a um, de forma espontânea, sem ordem especifica, o nosso verso. Aprendemos muito a questão de ritmo além de que compor a estrofe nos trouxe novas noções e conhecimentos pois ela deveria ter a métrica de 7 fonemas e 4 versos com rima alternada no segundo e quarto verso. Desenvolvemos a questão rítmica, sobre a tônica nas frases, trabalhando juntos conforme a necessidade que se apresentava em cada nova composição. Sobre tudo nos divertimos muito com a criatividade de cada um, com as lembranças do que já trabalhamos e com a diversidade de cada composição.
 

Fui compor uma quadrinha

Mas eu nunca sei rimar

O pezinho tem arcos

Temos que articulas

                     Sara Bernardes     
                                                                                                                                                                            

                                                                          
                                                                                                   Articulação lubrificada

                                                                                                   Aumenta movimentação

                                                                                                   Metatarso e ísquios

                                                                                                   Em exercícios de ação        

                                                                                                                        Maria Eduarda

Estudamos nosso corpo

Sempre a cantar e dançar

Se eu mexer o úmero e escapulas

Eu também posso voar

                                                                                              Tentei endireitar meu pé

                                                                                              E ele continuou doendo

                                                                                              Mas aprendi a sentar com os ísquios

                                                                                              E assim eu vou vivendo

                                                                                                               Gabriela Cristina

Quando todos já havíamos compartilhado nossa quadrinha cantamos e dançamos cachoeira, com a coreografia e por fim da parte musical aprendemos uma nova canção, um novo jogo que começava assim:

Caninana

O toco é grosso, a raiz é funda,

procurei q raiz lá no fim do mundo,

toco preto no caminho, levanta o pé

  se a moita mexer eu quero ver quem é.



A dança acontece em roda e nesse primeiro verso da música todos dançamos com um passo para frente e outro para trás, simultaneamente alguém sai da roda e entra no meio para desafiar alguém ou ser desafiado, nesse momento trabalhos a questão de construir um jogo, de criar uma pessoalidade para o seu jogador, no qual ele pode ser mais ousado, mais tímido, mais silencioso, tudo para construir uma tática para jogar, além de trabalhamos o contato olho com olho, intimidando o nosso adversário e se preparando para ele realmente começar  

Então há uma virada ritma, em que ela se tornava mais rápida, e o jogo realmente toma seu objetivo, que é pegar na canela do outro sem deixar que o adversário pegue a sua. Mesmo que um pegue a canela do outro o jogo não para até o final da segunda parte da música que é cantada e dançada ainda por quem está assistindo.

Eu fui no mato

 Ê caninana (coro)

Ponhar meu imbé

Ê caninana

 E a danada da cobra

 Ê caninana

Mordeu o meu pé

 Ê caninana

 Ela é cobra verde

Ê caninana

 Ela é cobra coral

 Ê caninana

 Ela é venenosa

 Ê caninana

 Ela vem me pegar



Fomos então ler os posts no blog feito na semana anterior pelos alunos, o primeiro que lemos foi sobre alinhamento postural, juntamos em pequenos grupos para escrever pergunta que temos sobre isso e escrevemos um parágrafo sobre a importância do alinhamento postural para a vida do ator, que no caso é de suma importância pois é o modo de cuidar do objeto de trabalho dele, lemos os outros posts falando ocasionalmente nossas duvidas para a professora, como por exemplo se a banana ajuda na câimbra e o que seriam os estalos nas articulações, a professora além disso nos informou que o post sobre o movimento e o sistema neuro sensorial estava confuso e nos prometeu esclarecimentos no futuro.  

Articulações: estrutura e diferentes formatos Tendões: função e formas Fuso muscular Câimbra Estalo nas articulações O movimento e o sistema neuro sensorial Alinhamento postural


Giovana Dinelli e Lais Emilia 

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