domingo, 1 de abril de 2018

Relatório de aula, dia 22 de março- Aprovação do cronograma; primeira improvisação somática. Turma N


  Entramos na sala de Interpretação, tiramos os sapatos, guardamos as bolsas/mochilas e nos sentamos para que a Profa Renata pudesse passar o cronograma das aulas com as datas e o aprovássemos em conjunto, o qual segue abaixo:
  • 03 de abril: Ler o texto A educação somática e os conceitos do descondicionamento gestual, autenticidade e tecnologia interna, de Débora Bolsanello.
  • 17 de abril: Ler o texto Conceituar a experiência, de Renata Meira.
  • 24 de abril: Sala de Interpretação - visita à aula de Ana Wuo com palestra de fonoaudióloga; entregar o diário de leitura do texto Conceituar a Experiência de Renata Meira.
  • 26 de abril: Tarefa não presencial: elaboração do texto.
  • 03 de maio: ler o texto A mulher desencarnada - Oliver Sachs - do livro O Homem que Confundiu sua Mulher com um Chapéu.
  • 08 de maio: Entrega dos textos parciais, primeiro prazo.
  • 15 de maio: Entrega dos textos parciais, segundo prazo (90%).
  •  22 de maio: Ler o texto "O papel do corpo no corpo do ator, de Sônia Machado de Azevedo.
  • 05 de junho: Entrega dos textos comentados.
  • 07, 12 e 14 de junho: Demonstrações individuais.
  • 19 de junho: Autoavaliação; entrega dos textos finais, primeiro prazo
  • 26 de junho: Entrega dos textos finais, segundo prazo (90%).
  • 03 e 05 de julho: Semana de compartilhamento.
  • 22 de julho: prazo final para lançamento de notas e faltas.

  Depois, a Profa Renata nos pediu para andar pelo espaço, percebendo nossos corpos, nossa respiração e após algum tempo, nos pediu para deitarmos no chão. Ela nos dizia para sentirmos a pressão que cada parte dos nossos corpos exercia no chão, sentir cada pedacinho, sem nos mover; para bocejarmos e suspirarmos caso desejássemos e ficamos explorando essas sensações por um tempo.


  Começamos, então, a nos mexer, cultivando a pressão dos corpos no chão e guiando os movimentos por cada parte do corpo. Cada um no seu tempo, orientados pela Profa Renata, fomos intensificando os movimentos e criando novos. Devíamos nos levantar, mantendo o vínculo com o solo, alternar entre os planos alto, médio e baixo, podíamos fazer barulhos para aliviar o cansaço e variar nos impulsos/deslocamentos/gestos.

Resultado de imagem para improvisação somática

  Ficamos bastante tempo explorando e conhecendo nossos corpos, procurando sempre conservar a conexão criada. Depois, Renata nos pediu para, cada um no seu próprio tempo, voltarmos a andar pelo espaço e percebermos o que havia mudado em nossos corpos e em nossas respirações após o exercício. Ela nos deu um tempo para que pudéssemos anotar nossas experiências no “Caderno do Eu” e logo em seguida, nos sentamos em roda para conversarmos sobre como havíamos nos sentido antes, durante e depois do exercício, encerrando, assim, a aula.
Imagem relacionada
Bibliografia: 
  Imagem 1: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQTCE5jCMw1T0xgwblIcE6A7gTzbZMCkD1tbyTzuhOWUtPzYyObcQ
Imagem 2: https://poeticasdocorpo.files.wordpress.com/2010/09/imagem-051.jpg
Imagem 3: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1L8NO5FMv03b12Bp8lh3Yf8qREgF2k5-l2_I1KSQfzSlSPDSYjMi6WGZrZlLniiGNaQ-In28eWNvVkWn54GF3jDr7s-w-556-PFmbzKBr63edejlBBxfzLfoEYuxQR3f053V09OIIp8XJ/s1600/mao-em-mao-circulo-rodeado-de-pessoas-material-silhueta_15-3134.jpg

2 comentários:

  1. É válido relembrar sobre a importância de citar as "fontes" das figuras apresentadas neste relatório.

    ResponderExcluir
  2. Os exercícios que nos permitem explorar e conhecer nossos corpos são importantes para descobrirmos até onde podemos chegar na realização dos movimentos.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.