segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Estilos de Texto

Teatro Físico
Universidade de Évora
2019

Quatro exemplos de estilos de textos escritos por duas autoras diferentes que tratam da experiência do movimento e da percepção do próprio corpo:


Com o trabalho de transferência de apoio, possibilita-se a composição do caminho do movimento. Os apoios são usados ativamente com base na utilização da força da gravidade. Ação-reação, ou seja, a terceira lei de Newton: se um corpo aplica uma força sobre o outro corpo, receberá uma força de reação com a mesma intensidade, na mesma direção e no sentido oposto (Miller, 2007, p. 57).

O que geralmente se observa no início do processo é a ausência corporal, ou seja, pessoas com distanciamento do próprio corpo, falta de contato e de atenção corporal, com auto-imagem distorcida, receio do próprio movimento, queixas de má postura, cristalização de padrões posturais, dores e ‘crispações’. É importante salientar que essa observações remetem à maioria (...) (Miller, 2007, p. 54).

Pensamentos traçam um caminho de vento. São buliçosos como as crianças que estão sempre inventando um jeito de se desligar do controle familiar, armando entre elas uma secreta fuga (Preciosa, 2010, p. 27)

Um corpo, uma engrenagem de sensações que intrigam textos o tempo todo. E esses textos que vão sendo produzidos são muito ruidosos, exatamente porque operam vozes que discordam entre si. (Preciosa, 2010, p. 25)


Veja também os textos escritos pelos mestrandos em Artes Cênicas na Universidade Federal de Uberlândia em disciplinas de estudos do corpo e performance publicados no livro

MEIRA, Renata e BRONDANI, Joice (orgs.) Encantados e subjetos: corpo e criação. Uberlândia: EDUFU, 2018.

São textos sobre seus trabalhos de mestrado realizados durante um processo de experimentação corporal com as Ternas no qual o assunto da pesquisa foi o tema da criação de uma performance, como eu explico no texto "Corpo e criação de conhecimento em arte" (Meira e Brondani, 2018, p. 11 - 27). Como possibilidade, exemplo ou inspiração, indico os seguintes textos:

"Entre um projeto de pesquisa e a sujeita" de Laíza Coelho Gomes (Meira e Brondani, 2018, p. 31 a 37).
"Os desdobramentos da percepção do corpo e dos sentidos no processo de criação - a vida em constante paradoxo" de Isabel Cristina Alves Pimenta Braga. (Meira e Brondani, 2018, p. 39 a 45).
"Ensaio cantado sobre o desconhecido" de Maria Lyra (Meira e Brondani, 2018, p. 49 a 55).
"Imagem para além da visão" de Marina Vargas Tomaz (Meira e Brondani, 2018, p. 57 a 64).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.