A dinâmica da aula teve inicio com uma improvisação com os
enraizamentos, que aconteceram em três estágios. Pensando em todo o eixo do nosso
corpo, o primeiro estágio, era lento,
pensando em cada movimento, e fixando bem seu pé no chão, alinhado, sustentado. Pensamos sobre como reagimos a isso, qual sensação tivemos, como nosso corpo estava, que
imagem aquilo poderia remeter. Pisando em barro? Cada um teve sua interpretação.
O segundo estágio era
uma raiz arrancada, brincando com o peso do corpo sobre os pés.
Adquirindo mais velocidade e mais possibilidades de uso dos braços, permitindo
uma dança muito bonita de se ver ( e participar). Que imagem isso poderia projetar ? Uma árvore?
O terceiro estágio é
uma raiz miúda, com o maior uso dos braços. E assim aliando as outras duas raízes , e cada um com sua dança, sua forma de experimentar, de enraizar.
A cada estágio da dinâmica a musica usada era diferente, o que combinava perfeitamente com nossos movimentos. A medida que ia ficando mais rápida a musica, mais nós criávamos formas diferentes, nós nos permitíamos cada vez mais.
Depois conversamos sobre a "cintura escapular", e a vimos no Fred, o esqueleto. Passando para uma dinâmica em dupla, onde sentimos e pesquisamos em nossos colegas as escápulas e toda a cintura escapular. Lembrando da sensação de quando nossos colegas haviam pesquisado apenas um lado, percebendo a assimetria.
Por fim passamos para a discussão do texto "A Mulher Desencarnada". A questão da propriocepção, o "sexto sentido". O texto conta a história de Christina, que perde essa propriocepção, como aconteceu, e como ela vive com essa situação.
Peço que meus colegas acrescentem, se eu esqueci algum detalhe.
Abraços Teatrais
Camila Amuy
gostei dos abracos teatrais! =DDDD
ResponderExcluirCamila,muito bom o texto... Objetivo, direto, com percepções gerais, como foi proposto... As perguntas deram o tom reflexivo. Não me lembro de nada além do que você escreveu... Abraços e parabéns...
ResponderExcluirParabéns pelo texto Camila!
ResponderExcluirAbraços teatrais para você também!
Aproveitando a brecha, nessa ultima sexta-feira (01/02/2013), o Globo Repórter apresentou algumas reportagens excelentes sobre a coluna, como nem todos tiveram a oportunidade ou disponibilidade para assistir, alguns links super interessantes que tem tudo a ver com nosso trabalho de Consciência Corporal, acessem, aposto que irão adorar!
http://g1.globo.com/globo-reporter/
http://www.herniadedisco.com.br/categoria/espaco-dr-coluna/cartilha-do-itc-vertebral/
http://www.herniadedisco.com.br/perguntas/