segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Registro da aula do dia 11 de outubro de 2017 – Turma Y

Registro da aula do dia 11 de outubro de 2017 – Turma Y

Na última quarta-feira, aprendemos um pouco sobre o fêmur, a tíbia e o menisco. Os dois primeiros são ossos da perna (sendo o fêmur o maior osso do corpo humano a sustentar peso, e a tíbia, o segundo).
Vimos que o menisco é uma estrutura cartilaginosa em formato de meia lua, localizado no joelho, com a função de auxiliar no seu deslizamento e lubrificação.



 Após esse estudo, discutimos sobre a finalidade das canções trabalhadas em aula até o momento. Dentre essas funções se destacam: Mostrar aspectos até então desconhecidos da nossa cultura e das religiões de matriz africana, origens do povo brasileiro; preparar e flexibilizar nosso corpo para um conhecimento mais aprofundado dele mesmo durante as aulas. Cantamos, dançamos e aprendemos uma nova música:

"Adelina, diacho, cadê meu melão? (puxador)
A galinha comeu, a galinha comeu! (coro)
O meu melão tão madurinho. (puxador)
A galinha comeu, a galinha comeu! (coro)

Deu meia noite,
Eu saí a procurar
A galinha Jurema
Eu hei de achar" (2x)

Fizemos também alguns exercícios, como o do João Bobo (em trios e em grupos de seis pessoas) e o de nos moldarmos.
O jogo do "João Bobo" nos permitiu explorar o nosso corpo e o dos colegas em relação a tamanho, massa e maleabilidade. O interessante desta prática é que ela também exercitava a capacidade de confiar, especialmente para as pessoas mais altas e pesadas. Foi muito difícil se entregar totalmente enquanto sendo João Bobo no exercício.

Para este exercício foi utilizado a canção:

“Escorregou, (puxador)
Foi na ladeira. (Coro) (2x)
Saiu remexendo com a mão nas ‘cadeira’. (4x)”

No encerramento da aula, tivemos que nos dividir em trios, escolher uma pessoa para se deitar entre essas três, e moldá-la do modo que fosse mais fácil para ela se levantar. Neste exercício a pessoa começaria deitada e os outros dois deveriam levantá-la sem que a mesma exercesse qualquer tipo de força ou auxílio para os dois. O interessante deste jogo, foi a possibilidade de analisar quais apoios são necessários para que cada movimento do corpo seja efetuado com maestria e de onde podemos dosar a força feita em nossos movimentos. 

Bruno César e Maria Letícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.