Teatro Físico
Universidade de Évora
2019
Especificamente sobre as Ternas, coloco aqui os textos que estão no site "Ternas: uma pedagogia corporal para as artes", porque o sítio está com um problema técnico e o acesso está impedido.
MEIRA, Renata Bittencourt. Preparação corporal e Somaestética na Universidade Federal de Uberlândia 2000-2018. Salvador: Revista Repertório 1, n° 32, 2019.
MEIRA, Renata Bittencourt. Ternas: procedimentos pedagógicos corporais para as artes numa perspectiva crítica. Anais CONFAEB, 2019.
MEIRA, Renata Bittencourt. Diretrizes verbais como ação em Ternas: uma pedagogia corporal para as artes. Anais ABRACE 19, no. 1, 2018.
ROMANO, Lúcia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.
Deste livro selecionei três trechos:
Definição do termo - Teatralidade e Corporeidade (Romano, 2005, p. 15 a 38).
Considerações sobre corporeidade no Teatro Físico (Romano, 2005, p. 167 a 174).
O corpo e a estética do ator no teatro físico: da atuação para a performação (Romano, 2005, p. 184 a 201).
SEQUEIRA, Rosane Preciosa. Rumores discretos da subjetividade: sujeito e escritura em processo. São Paulo: Sulina, 2002.
Em 'Rumores Discretos da Subjetividade' a autora maneja uma escritura que mescla a reflexão e sonhos. Ela constrói uma narrativa nada linear, que de forma incansável, vai convocando estados de invenção de si mesma, revelando-se uma espécie de pesquisadora da existência em busca dos espaços e variações do pensamento. Trata-se de um texto para além da poesia, um poético do narrar na contemporaneidade.
Boas Leituras!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.