segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Consciência do aparelho locomotor, Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento (Ivaldo Bertazzo)

Diferentemente dos animais o homem possui um refinamento do sistema de movimento, sendo capaz de fazer gestos finos, porém isso só é possivel pois o homem "consegue conscientizar-se de cada etapa de desenvolvimento de um movimento".
Acredito que diversos fatores influenciam para essa tomada de consciencia, no texto diz tbm que o corpo humano foi modelado de acordo com suas necessidades, a evolução, a partir do momento em que o corpo necessita de algo que nao é capaz de fazer, há ai uma tomada de consciencia, sendo assim as proximas gerações evoluirão a ponto de se estruturarem para um maior refinamento nos movimentos.
Apesar da reeducação do movimento ja ter um foco desde antes de cristo, a devida atençao à esse assunto só surge pelo século passado, porém tem se evidencias de que a cada nova etapa do conhecimento há também um novo.
Achei super pertinente a informação de que apesar da medicina estar avançando bastante é extremamente limitada a resolução de problemas do aparelho locomotor, com isso cresce muito o numero de idosos com problemas desse tipo, por isso cabe a cada um se prevenir e, igualmente como é feito na China, incentivar o autocontrole é impressindivel. Não podemos esquecer que para previnir as proprias infermidades nos temos que ter consciencia da autonomia do aparelho locomotor aliado ao conhecimento do movimento.

Um comentário:

  1. Faz um síntese abordando aspextos históricos e de saúde na reeduação do movimento.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.