Ao ler o texto, pude perceber que o trabalho a ser desenvolvido na disciplina Consciência Corporal visa nos dar um auto-conhecimento sobre os movimentos de nosso corpo, como ele se porta em relação ao espaço, como reage de acordo com alguns sentimentos e emoções quando estes são estimulados. Este trabalho de conhecimento é importante para o ator, pois assim é possível que o mesmo construa sua personagem e dê a ela movimentos que condizem com certas situações em cena pela qual a mesma ira passar.
Outro aspecto que achei interessante no texto é a comparação de "corpos" educados em diferentes ambientes, como campo-cidade. Não é só porque o corpo é diferente que ele não possa ter uma expressividade. Todos os corpos se expressam. De maneiras diferentes, mas que condizem com a forma corporal de cada um (alto, baixo, gordo magro). E é captar essa expressividade o trabalho do ator, para assim, poder transmití-la por meio de movimentos corporais em cena, emoções ao público.
Renata Meira (org.) e estudantes de Artes Cênicas da Universidade de Évora. Espaço de socialização de atividades, referências e reflexões de disciplinas de estudos do corpo em cursos de Artes Cênicas no Ensino Superior. Em 2019 está sendo realizada a disciplina Teatro Físico na Universidade de Évora. Este blog divulga as atividades das disciplinas de corpo do Curso de Teatro do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia desde 2007.
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O diário apresenta uma síntese do texto e destaca a importância do trabalho corporal para o ator. Aponta seu interesse pela idéia de "corpos educadors em diferentes ambientes" e relaciona esta formação com as diferentes formas de expressar de cada um.
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