terça-feira, 9 de outubro de 2007

Diário de Leitura - Corpo no Teatro: Primeiras Reflexões

Ao ler o texto, pude perceber que o trabalho a ser desenvolvido na disciplina Consciência Corporal visa nos dar um auto-conhecimento sobre os movimentos de nosso corpo, como ele se porta em relação ao espaço, como reage de acordo com alguns sentimentos e emoções quando estes são estimulados. Este trabalho de conhecimento é importante para o ator, pois assim é possível que o mesmo construa sua personagem e dê a ela movimentos que condizem com certas situações em cena pela qual a mesma ira passar.

Outro aspecto que achei interessante no texto é a comparação de "corpos" educados em diferentes ambientes, como campo-cidade. Não é só porque o corpo é diferente que ele não possa ter uma expressividade. Todos os corpos se expressam. De maneiras diferentes, mas que condizem com a forma corporal de cada um (alto, baixo, gordo magro). E é captar essa expressividade o trabalho do ator, para assim, poder transmití-la por meio de movimentos corporais em cena, emoções ao público.

Um comentário:

  1. O diário apresenta uma síntese do texto e destaca a importância do trabalho corporal para o ator. Aponta seu interesse pela idéia de "corpos educadors em diferentes ambientes" e relaciona esta formação com as diferentes formas de expressar de cada um.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.