segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Diário de Leitura II - Conciência do Aparelho Locomotor

Em uma visão geral, o texto de Ivaldo Bertazzo aborda a consciência do movimento, não somente para o teatro, mas também para a dança e as terapias corporais. Ivaldo decorre suas idéias sobre o tema em tópicos: O Hábito do Exercício, Aprender a Saborear, Gestos Cotidianos, O Refinamento do Gesto, Soltar e Desbloquear, Relaxamento e Alongamento, Cadeias Musculares, A Coordenação Motora, Arte, Educação e Saúde, Gesto e Consciência, Reeducação do Movimento e Educação para Autocontrole. O autor relata que "o animal jamais se desvincula de seus padrões originais de movimento, tampouco incorre em descoordenação desses padrões, porém não chega a desenvolver sequer uma décima parte da imensa gama de gestos humanos." Pode-se então, entender que o ser humano, possui um sistema de movimento bastante refinado.
"As complexidades de movimento do homem são resultado de tomadas de consciência ao longo da evolução da espécie, o homem vai além disso, podendo interferir em seu sistema locomotor e imprimir nele novas dinâmicas." Isso torna o ser humano portador do sistema mais desenvolvido dentre todos os que conhecemos.
"Um instinto de sobrevivência faz com que nos atiremos a exercícios sobre esteiras rolantes e outras engenhocas maravilhosas." Achei essa frase do autor muito inserível na realidade da sociedade contemporânea, por me identificar nela e por perceber que as academias estão cada vez mais cheias, e as pessoas não estimulam o conhecimento do movimento, estão ali somente para "ficar em forma" e não buscam a consciência corporal, o conhecimento do corpo em geral e como ele reage a aquele estímulo.
Outra questão importante que o autor levanta é a dificuldade para introduzir em nosso cotidiano o hábito do exercício, mesmo com toda informação dos benefícios. E defende que encontrar um caminho para despertar o hábito do movimento não seria pela via lógica e racional, e sim atingir o mais profundo sentido corporal, naquele outro "órgão do sentido" que se conta além dos cinco conhecidos, que é o da sensação interna das diferentes partes do corpo em suas inter-relações, em suas possíveis combinações.

Postado às 11:20h - Horário de Brasília

Um comentário:

  1. Apresenta a idéia central do texto e seus tópicos. Apresenta seu diário com síntese, citação e comentários pessoas das citações.

    Destaca o refinamento e desenvolvimento do sistema de movimento humano, na perspectiva evolucionista.

    É preciso considerar que esse refinamento e desenvolvimento diz respeito à possibilidade de escolha e auto educação do ser humeno, não se refere a virtuosidades de movimento, os outros animais são mais especializados que nós, e realizam virtuosamente suas especialidades.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.