segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Diário de Leitura

TEATRO Ensino, Teoria e Prática

Corpo no Teatro: Primeiras reflexões – Renata Bittencourt Meira


O texto ressalta a importância da consciência corporal para o teatro, pois é indispensável que sintamos e conheçamos nosso corpo em toda sua extensão, sentimento e emoções. Para se ter essa consciência é necessário praticar diariamente, não de forma mecânica, mas experimentando as sensações que certas atividades provocam em nosso corpo. Sensações essas que podem estar ligadas à sentimentos internos ou à percepções externas do corpo. Que pode assumir diversas formas de acordo com o meio em que vivemos e o que sentimos nos nossos diversos momentos de nossa vida.

Conforme citação do texto: “O corpo no teatro deve ser trabalhado para tornar-se sensível e versátil, valorizando as diferenças, partindo da consciência de si mesmo e buscando diferentes expressões em gestos, posturas e movimentos.”

Quando aguçamos essa consciência, nós sentimos ações que passam despercebidas diariamente – como a respiração invadindo cada célula de nosso corpo, o espreguiçar ao acordar pela manhã, entre outros –.

Citação: “O trabalho corporal no teatro, além de promover o auto conhecimento, apresenta numa primeira instância, segundo Luis Otávio Burnier, duas fases fundamentais: a capacidade de se despir de suas características pessoais e a construção, em si próprio, de um personagem, da representação cênica de um outro. Entendemos com isso que reconhecer o próprio corpo e explorar as capacidades de movimento amplia a expressão pessoal de cada um”

É essa consciência que nos ajuda a nos desfazer de nossas singularidades para dar lugar à novas maneiras de sentir, agir e pensar.

3 comentários:

  1. Do Diário de Leitura da Gabi, achei muito interessante as últimas palavras dela :" É essa consciência que nos ajuda a nos desfazer de nossas singularidades para dar lugar à novas maneiras de sentir, agir e pensar."

    O que está muito em xeque e também talvez sendo uma barreira para alguns é justamente se desfazer das singularidades pessoais, para abrir espaço para novas maneiras de sentir, agir e pensar.

    Durante o período e até mesmo de todo o curso, isso se tornará mais fácil e mais praticável.

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  2. Gabi faz seu diário usando citações. Para isso as normas acadêmicas indicam que não é preciso dizer que é citação. Coloque o trecho citado entre haspas ou em itálico. Indique no final da citação o sobrenome do autor em maiúscula, o ano da publicação e as páginas onde encontramos as citações. No caso seria (MEIRA: 2004, 125) na primeira citação e (MEIRA: 2004, 127)na segunda.

    Gabi sintetiza a necessidade de conhecer "nosso corpo em toda sua extensão, sentimento e emoção" por meio de práticas e experimentações sensíveis, para que mudemos as "maneiras de sentir, pensar e agir".
    Reflete acerca das sensações "ligadas a sentimentos internos ou à percepções externas do corpo", relacionadas ao meio em que vivemos e à nossa história de vida.
    Diferencia os termos "sentimentos" e "percepções" que devemos conhecer mais a fundo.

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