segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Diário de Leitura

Texto: Corpo no Teatro - Primeiras reflexões
Realizando a leitura do texto de Renata Meira verifiquei pontos essenciais para a construção da nossa consciência corporal, não somente como atores que entendem essa importância, mas também como seres humanos que necessitam dessa consciência para viver melhor.
Como aborda o texto, conhecer o corpo é algo necessário para fazer teatro, todos nós temos expressão corporal, alguns com maior consciência outros com menor, esta expressão corporal é parte da arte do ator e material de trabalho no teatro. Exercícios, treinamentos e trabalhos corporais são feitos para desenvolver a capacidade expressiva, esses são diferentes dos praticados em academias, desconsiderando a sensibilidade, a emoção e o pensamento. O que é desenvolvido no teatro é a presença cênica e a capacidade de se comunicar, relacionando a voz com os gestos e a postura.
O ator precisa tomar consciência do próprio corpo.
O corpo é um organismo complexo, aprendemos por imitação, observando e repetindo, muitas vezes sem perceber, o nosso corpo é mutante e dinâmico. O corpo humano é como um arquivo dinâmico das experiências vividas por cada um.Guardamos na memória corporal, assim dizendo, as marcas da personalidade, da história de vida, das atividades físicas que praticamos, do que pensamos e das emoções que sentimos.
Abordei nesse primeiro Diário de Leitura, momentos do texto que me chamaram a atenção, tanto pela importância, quanto pela relevância que terão nas nossas vidas daqui para frente como "pessoas de teatro", e ressaltar que esse conhecimento corporal não deve ficar somente conosco, mas que possamos transmiti-lo para outras pessoas.

2 comentários:

  1. Faz uma síntese do texto. Relacona a "cosntrução" da consciência corporal com o trabalho de ator e com uma melhor qualidade de vida. Mostra ser dignificativo para ele o processo de trabalho - o que pode ser percebido com o uso de palavras como construção, desenvolvimento, e aprendizagem - por entender ser o corpo dinâmico e mutante.
    Destaca o duplo papel de "pessoas de teatro" e de transmissores de conhecimento.
    Precisa cuidar par acolocar entre haspas as expressões tiradas do texto.

    ResponderExcluir
  2. Realmente esqueci do detalhe das aspas... vou cuidar no próximo diário.

    Obrigado pela dica.
    :)

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.