"Cidadão Corpo"
Cidadão - 2. Pop. Indivíduo, sujeito.
Corpo - " ...é instrumento e ao mesmo tempo o resultado da obra de arte... "
Cidadão Corpo
Indivíduo Corpo
Indivíduo instrumental e/ou indivíduo do resultado da obra de arte
Na introdução da leitura é possível observar a importância e a dificuldade do hábito do exercício físico. Essa dificuldade esta presente realmente na maioria das pessoas. Ao invés das pessoas escolherem o freqüênte uso do corpo, elas preferem o sedentarismo, caso que podemos confirmar com números concretos: "Dos 18 aos 24 anos, 39% dos brasileiros não praticam atividades físicas...na faixa de idade de 25 a 44 anos, a taxa de sedentarismo é de 53%. No caso dos idosos de 60 a 70 anos os valores são de 57% dos que não fazem nada. "(Dados do Jornal Folha de S.Paulo). É preciso que as pessoas, não só atores, se concientizem de que o corpo deve sim ser usado como um "instrumento de trabalho"( já citado pela Alessandra no diário anterior) , pois é com esse corpo que temos que viver por um bom tempo.
Para nós atores é mais importante ainda termos a disposição de "reforçar tudo o que o corpo já "pensa" e "sabe""...e de "despertar sua "memória"", para que tenhamos um trabalho corporal adequado a representação.
Gostaria de colocar uma experiência que fiz à respeito do subtítulo "Gestos Cotidianos" do texto em discussão, observei hoje todos os meus movimentos desde que acordei ate agora que estou escrevendo esse texto. E são coisas interessantes que faço naturalmente sem perceber no dia-a dia, é um quadro de gestos "simples" e ao mesmo tempo refinados e inesgotáveis, e realmente a gente nem percebe, como o autor cita: "... é comum ligarmos nosso "piloto automático"...". Seria interessante observar todos os meus movimentos do cotidiano por uma câmera.
"o corpo é uma estrutura em movimento dentro de um movimento organizado"
Mme. Denys-Struyf
" Não se deveria autorizar um ator a subir no pquco antes dele ter criado um roteiro de movimentos"
V. Meierhold
Traz informações de outras fontes para pensar o texto.
ResponderExcluirA idéia do corpo como um "instrumento de trabalho" é reafirmada.
Coloca que o corpo "pensa", sabe e tem memória de maneira distanciada do sujeito que escreve, mas também aproxima a leitura com a experiência pessoal.
Finaliza com uma citação de Meierhold relacionando a criação de um "roteiro de movimentos" à qualidade do ator em cena.