quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Experiência Pessoal...

Fazendo uma relação com o que foi discutido na aula de hoje... quero deixar um relato pessoal sobre o meu filho... até os 5 anos dele, moramos em Uberlândia... em uma casa nos fundos de uma loja numa avenida movimentada... a casa não tinha jardim ou quintal com terra... apenas concreto... nossos vizinhos eram inexistentes, pois é uma avenida comercial... portanto, meu lindo Luís Gustavo não tinha amiguinhos ou contato com mato... e por que não levá-lo a praças ou parque do Sabiá nos fins de semana??? Isso era muito difícil, pois ele tinha um pai que não concordava muito com isso... então... pra evitar muitas coisas... a vida seguia assim e ponto final. Estímulos para o desenvolvimento do meu pequeno não faltavam... muitooooooooooooossssssss livrinhos e estórias, muitoooooooooooooooooooooossssssss brinquedos pedagógicos, Dicovery Kids (excelente canal para crianças), uma linda Dálmata chamada Ramona... etc... eu achava que tudo estava certo e lindo...

Mas... houve uma separação... voltei com meu filho pra cidade que minha mãe mora ... interior...cidade pequena... essas coisas... sabem o que aconteceu??? Meu filho não se relacionava com as pessoas, se escondia atrás de mim, era medroso, inseguro, chorão, não pisava na grama que cobria todo o jardim da minha casa, tinha nojo da terra... até que um dia... após tantos incentivos constantes de toda a minha família, nos deparamos com uma cena que assistimos escondidos da janela sem que ele percebesse... ele rolava na grama... mergulhava... fazia "anjinho"... meus olhos encheram de lágrimas... e aos poucos ele começou a descobrir coisas simples, mas que até então não faziam parte da sua vida de criança... terra, água+terra=barro, galinha viva, minhoca, lesma, formigas e formigueiro, galhos de árvores, amiguinhos e o poder da bola em equipe... e de repente o Luís transformou-se numa criança mais feliz, segura... cerca de um ano depois meu pai comprou uma roça, e lá colocou vaca, porco, galinha,cavalo, cachorro, gato... ah... a roça virou palco para as mais criativas brincadeiras e descobertas... hoje ele tem quase 10 anos... e não se parece nada com aquele Luís Gustavo que chegou em Minaçu em março de 2003...
Daí fica a incógnita... ele seria o mesmo se não tivesse se mudado para Minaçu, mesmo recebendo os estímulos e carinho que eu dava???

(Alessandra Ramos Massensini)

9 comentários:

  1. Então Ale, eu acho que o seu filho não seria o mesmo se estivesse ainda sem ter as experiências com a terra e tudo mais que ele teve em Minaçu, mas isso não significa que ele seria melhor ou pior do que ele é hoje, concerteza ele teria qualidades diferentes das que ele tem hoje mas teria suas qualidades próprias de crianças que viviam como ele vivia.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. ai Ale vc e tao nerd!

    amu vcs!
    e logo que eu conseguir ficar com meus olhos abertos vou postar algo falando sobre esse comentario!
    rs
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Ele estava adaptado ao meio ambiente em que morava, sem um quintal, terra, mas como vc mesma disse estimulos nao faltavam oq nao o deixava diferente ou pior tanto que ele descobriu sozinho a "agua+terra=barro", o medo e inseguranca que ele sentia eu n vejo como medo e sim uma crianca adaptada o meio em que vivia! Assim que teve contato com animais, terra etc ele logo se adaptou ao novo meio ambiente em que se encontrava. hasta!

    ResponderExcluir
  4. Acho que ele não seria o mesmo, mas também não seria tão diferente como é hoje, nem melhor nem pior... alguém comentou na aula ontem,(acho que foi o Vinícius) um ponto que eu concordo plenamente, a criança da cidade grande não é diferente da criança da fazenda ou de cidade pequena, os estímulos são variados, não creio que há uma deficiência mais em um do que em outro... a aprendizagem e os estímulos acontecem de maneira variada, mas não que isso vá ser um fator que atrapalhe... pois as crianças desses diferentes lugares não deixaram de aprender.
    Também concordo com o comentário da Tau.
    Até +

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Fiz uma viagem a Quirinópolis e durante a viagem refleti sobre o que foi dito sobre aquela discussão da nossa última aula. Não estava me sentindo a vontade para falar na roda com todos vocês naquele dia, queria ter dito muitas coisas e não sabia como me expressar. Nosso conhecimento é construido durante toda nossa vida. Agora, penso eu, que o legal são essas diferenças. Cidade e fazenda, quintal ou o parquinho do prédio, nem um, nem outro. O legal, o mais gostoso é ter contato com os mais variados estímulos. Aprendemos mais. O legal é estarmos abertos aos mais variados tipos de estímulos. Eles estão presentes a todo momento. Que chato seria se um criança só conhecesse os estímulos urbanos. Que chato seria se uma criança só conhecesse os estímulos naturais. Que bom ela conhecer os mais variados estímulos e perceber onde o corpo e mente dela se sentem melhor e de que forma isso acontece.
    Bom, no momento é isso. Continuo pensando, refletindo e mudando.

    ResponderExcluir
  8. Heyy
    Oh my good!!

    Que povo nerd..saoksapoask

    intaum alÊ..

    cOncordo com a pRi..
    o quE vale sãO as diferEnças.

    ^^

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.