sábado, 13 de outubro de 2007

Identidade e Autonomia do Movimento

Ao ler o texto Identidade e autonomia do movimento de Ivaldo Bertazzo observei alguns pontos que me interessou. Um deles é : " É muito difícil estabelecer uma relação de prazer com aquiulo que não toca direto e prontamente nossos sentidos" (pag.12) . Eu concordei com essa afirmação ao comparar as sensações de quando se faz musculação e quando se dança. Quando se faz musculação parece que a atenção está voltada apenas para os músculos fazendo com que se sinta mais suas limitações físicas e mesmo as dores musculares. Por outro lado quando se está dançando você se distrae com os movimentos e por mais que sinta dores você, por estar prestando atenção em várias coisas, distrai-se e a dor não fica tão intensa. Ou seja a dança toca direta e prontamente os nossos sentidos por isso temos uma relação de prazer maior com ela do que com a musculação.

Quando Bertazzo diz: " Considero impossível, após realizar de forma inadequada os inúmeros movimentos habituais de um longo dia, fazer nosso corpo ressoar confortavelmente e fruir o prazer proporcionado pelo descanso" eu confesso que não entendi direito o que ele quis dizer, pois penso que cada um tem um modo diferente de se movimentar. Então que "forma inadequada" seria esta?

Eu acho que na frase "O corpo é uma estrutura em movimento dentro de um movimento organizado" pode-se pensar muitas coisas. O que eu pensei foi que o nosso corpo mesmo parado está em movimento devido as funções dos nossos órgãos e que o movimento organizado é aquele que a gente tem consciência e faz propositalmente com o corpo, mas o movimento organizado tambéms pode ser o movimento que a Terra faz, ou mesmo p movimento dos elementos que compões o exterior do corpo ( casa, carros, pessoas e etc.).

2 comentários:

  1. Concorda com a importância do "relacionamento consciênte" com o movimento. Compara a dança com a academia. Levanta uma dúvida: o que é "forma organizada de movimento"? E resvala a respostas ao relacionar o "movimento organizado", com o movimento feito com consciência e propósito. É necessário entender que existe uma estrutura de coordenação motora formada por músculos, ossos e pele. A coordenação motora pode ser aprendida.

    ResponderExcluir
  2. Estrutura gramatical:

    Cuidado com o "se".

    "fazendo com que se sinta mais suas limitações".

    Cuidado com as concordÂncias:

    "alguns pontos me interessou".

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.