segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Aula espetáculo! Espetáculo da aula! aula do espetáculo*










Aula de campo

Com mais de 25 anos de carreira, Gardi Hutter iniciou os estudos em 1974 na Academia de Artes Dramáticas de Zurique e especializou-se em técnicas de clown (palhaço) no Centro di Ricerca per il Teatro, em Milão.





Foi descoberta há dois anos pela mulher-palhaço portuguesa Tété (Teresa Ricou), tendo-se apresentado no Chapitô pouco tempo depois, e regressou este ano a Portugal para apresentar o espectáculo "Jeanne D`ArPpo".




Neste espectáculo, a personagem é uma lavadeira desarrumada que se atira para uma pilha de trapos para ler um livro intitulado "Joana D`Arc e Outras Heroínas", transformando-se rapidamente em "Joana, a Lavadeira", armada de caçarolas, alguidares e passadores, imaginando- se numa vida de aventuras.



"É uma história sobre uma lavadeira rude, mas de bom coração, pobre mas feliz, uma espécie de D. Quixote de saias que serve de metáfora para as mulheres que trabalham todos os dias", descreveu.



Gardi Hutter assinalou que só nos últimos anos as mulheres começaram a fazer humor com personagens mais dignos porque historicamente a sociedade não lhes permitiu ter acesso aos mesmos tipos de papéis que os homens.




"Desde os clássicos que as figuras femininas trágico-cómicas são humilhadas e apresentadas como seres tontos ou apenas bonitas e sensuais", referiu.




"O fenomeno da mulher-palhaço é muito recente e tem portanto pouca tradição", uma realidade que também se reflecte nas referências artísticas da artista suíça, todas elas masculinas, nomeadamente Charlie Chaplin e Buster Keaton.





Para a artista, que nos últimos 25 anos apresentou seis espectáculos diferentes em 22 países, "trabalhar no teatro de comédia - palhaço é mais associado ao circo, a uma certa figura mais rígida - é muito gratificante porque quando se pode rir de si próprio é-se muito mais livre".




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Espetáculo bastante legal...




Ri até falar chega...
Como eu não consigo prestar atenção em duas coisas eu resolvi 1º olhar o espetáculo, de forma geral, e depois, se lembrar de algumas coisas, anotar.


Estava com medo de prestar atenção nas perguntas e esquecer da narrativa, e acabar não aproveitando o espetáculo.



E foi assim...




Observei atentamente o espetáculo, não me prendento às perguntas...Observei o corpo da palhaça com grande ênfase, ao comparar com o entendimento da peça.




Observa-se uma caída nos ombros, e seu abdomem é levado à frente, caracteríscas de uma pessoa cansada.

Após ela ver o tanto de roupa que tinha p/ lavar, ai ela deu suspiro e jogou mais ainda o seus ombros pra frente, indicando grande desanimo à respeito das roupas a serem lavadas.



Ja quando ia lutar contra seus inimigos tinha outra postura corpo ereto, pronto para o ataque...



É possível observar tambem um grande exagero na parte do bumbum e de seus peitos...

Ela realmente tinha um grande "panderão".
E grandes peitos, os quais à atrapalhavam várias vezes em seus movimentos...É claro que era proposital.

Como o Vinicius falou a Palhaçaria feminina no Brasil é muito pouca, entao a palhaça exagerou bastante nos dons femininos, como a conquista, e a sua "beleza".

Adorei o espetáculo...
Por enquanto é isso que tenho p/ falar...
abraços a tdos

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