terça-feira, 19 de agosto de 2008

O corpo no teatro: Primeiras reflexões

Aula 13/08/08
(Livro: Teatro – Ensino Teoria e Prática)

1-Uma questão importante
Uma questão importante é a flexibilidade do corpo, de como ele pode se desenvolver inconcientemente pelo seu dono, e como o teatro trabalha estes aspectos conscientemente.
Esta flexibilidade faz que o corpo assuma na maioria das vêzes um destino insano na medida em que ele é condicionado pelas circunstâncias sócio culturais, comportamentais, etc.A pessoa se desenvolve partindo da referência da hereditariedade e seu corpo vai assumindo formas, comportamentos, posturas, etc., inconscientemente “aprendendo por imitação” , muitas vêzes de forma errada, viciada e prejudicial ao seu corpo, sem que a pessoa tenha a menor noção disto tudo.
Outro aspecto de sua flexibilidade é de como o corpo fala, ou seja, ele expressa os sentimentos intrínsicos da pessoa.Se ela está triste, nervosa, alegre, apreensiva, etc., o corpo vai entregar o seu estado de sentimentos.
O mais importante disso tudo é que o teatro vai trabalhar o ator nestes aspectos objetivamente, mostrando-os de forma artística para retratar a realidade, seja o bom, o ruim, o feio, o bonito, etc..O ator tira de si mesmo, afora a sua própria pesonalidade.

2- Dúvida
A minha dúvida é ao que se refere a colocação do último período da introdução: Uma vez consciente das características individuais…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.