terça-feira, 23 de setembro de 2008

Consciência pelo Movimento.

1. O que entendi sobre a idéia de máscara proposta pelo autor?
De acordo com o autor, usamos máscaras diariamente pela razão de sermos movidos pela sociedade. Sendo que a sociedade nos impõe valores e regras a serem seguidas cegamente, para assim, sermos aceitos em um determinado grupo ou comunidade.
Posso falar disso por experiência própria!
As vezes colocava uma máscara de uma moça altamente segura e confiante, pois estas eram características que eu via em uma amiga. Assumia até a postura dela e suas vontades, e não é coincidência que ela já fez teatro aqui na UFU. Porém, quando ela já não estava mais em nosso meio comum de convívio, a minha máscara já não funcionava com tanta eficácia como antes, pois antes, minha amiga estava presente e tudo parecia se voltar para mim também, e hoje, percebo que a essa máscara sempre correspondeu somente á personalidade de minha amiga.
Contudo, hoje posso falar que já não tenho mais essa máscara , e sim assumi minha personalidade de moça desastrada e bem desajeitada. Sei trabalhar com isso para que eu seja ''aceita'' no grupo, pois hoje as pessoas me vêm e gostam de mim pelo que eu sou e não pela antiga máscara.
Isso tudo, ao meu ver, é simplesmente o fato de que não nos conhecemos bem ou temos medo de nos conhecer de verdade e ver que somos pessoas diferentes em um grupo. O pavor que tudo isso causa, é o que leva a pessoa à construção de várias máscaras.

2. O que entendi sobre a idéia de Auto-Imagem?
Na verdade, o conceito de Auto-Imagem ficou meio perdido em minha cabeça. Mesmo tendo lido várias vezes, não sei afirmar ao certo que a minha Auto-Imagem corresponde à minha percepção das coisas exteriores a mim. E que essa imagem se modifica ao longo de meu desenvolvimento como indivíduo.
Entendi também por ser uma consciência que é capaz de definir ações externas do meu corpo ou fora dele. Seria uma consciência altamente controlada pelo meu sistema nervoso, uma função biológica que define ações em diferentes fases de minha vida, desde o meu nascimento até a puberdade, daí pela frente.
Quero entender melhor sobre esse conceito pois ainda está muito confuso. Não saberia falar sobre a minha Auto-Imagem; o que é a minha Auto-Imagem.

Aline Jorge Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.