quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Consciência pelo movimento

1 - A sociedade coage* o indivíduo desconformado e impõe valores padronizados. Para se realizar socialmente, o indivíduo inibe seus impulsos vitais e toma atitudes alheias, com medo de que suas atitudes legítimas não sejam bem quistas. A partir daí, todo sucesso é frustrante e não realiza o sujeito, escondido de si mesmo.

2 - Eu não posso parar. Se me privam dos sentidos, nada conheço. Se não me emociono, não recrio a mim mesmo e sumo. Não penso, logo, não existo.

*Segundo Feldenkrais, a educação nos instila “a um padrão de comportamento e valores, e providencia para que a nossa auto-educação opere também no sentido de fazer com que desejemos ser como todo mundo”, mas esse “propósito de uniformização não é nem consciente, nem claro” e esse defeito apresenta a vantagem de que a educação “nem sempre é inteiramente bem sucedida na supressão da auto-educação”. Se Feldenkrais interpreta tal fracasso como uma vantagem, o autor não se contradiz ao dizer que para realizarmos a utopia de “desenvolver grupos de homens bem educados, organizados, satisfeitos e felizes”, “precisamos somente produzir uniformidade biológica e empregar medidas educacionais adequadas para impedir a auto-educação”? Além da contradição, esse pensamento de Feldenkrais não se vale da eugenia, tal como a ideologia de pureza racial nazista? Seguindo a leitura, achei a resposta e preciso expô-la. Não, Feldenkrais não se vale de princípios deterministas; apenas expôs tais idéias para ilustrar a verdade de uma análise que suprime o indivíduo em relação à sociedade. No entanto, “a sociedade não é meramente a soma das pessoas que a constituem”, e sim é para o indivíduo “um campo no qual pode exercitar suas qualidades individuais, desenvolver e dar expressão a inclinações pessoais particulares vitais para a sua personalidade”. Ufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.