sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Texto “Consciência pelo movimento” Feldenkrais, Moshe




Data:03/09/2009

O texto é complexo, não apresenta linearmente uma idéia. Cria argumentos, muda de perspectiva, faz críticas, relaciona questões, entre outras ações do raciocínio lógico, um dos aspectos do pensamento. Sendo assim, precisamos ter atenção na leitura para percebermos os caminhos que o autor leva nossas idéias.

Nossas experiências e conhecimento prévio são a base para o entendimento das leituras. Os embates e reforços que acontecem entre nossas idéias e as idéias dos textos cultivam nosso conhecimento. No âmbito acadêmico precisamos aproximar o conhecimento pessoal do conhecimento socialmente construído para nos localizarmos e contribuirmos com as idéias comuns.

Ler e debater esse texto pretende afinar nossa reflexão acerca da relação indivíduo e sociedade buscando uma educação libertadora. Objetiva também introduzir conceitos e processos da educação do corpo, foco central desta disciplina. O texto oportuniza a abordagem de uma educação do corpo para a diversidade, ao mesmo tempo em que provoca a reflexão sobre a construção coletiva do mundo – de valores e condições de vida.

Conteúdos destacados dos apontamentos feitos pelos estudantes a partir da proposta de “escrever temas importantes para o debate”:

Modelos e valores da sociedade em relação a características e necessidades individuais:
ü      Uniformização da nossa sociedade
ü      Valores e contexto social em que vivemos
o       Valores da sociedade competitiva e de consumo: uniformização para controle, desigualdades e concentração de riquezas e poder...
o       O corpo nessa sociedade: corpo como mercadoria, modelos de beleza, exigência de saúde, ideal de beleza,
o       Valor do ser humano – que valores procuramos?
§       Autonomia, liberdade, respeito
§       Diversidade sem desigualdades
§       Bem estar da coletividade
§        ...
ü      Educação como imposição social
ü      Máscaras sociais – físicas, comportamentais e ideológicas
ü      Obscurecimento das individualidades
ü      Características individuais e relação de grupo

Auto imagem
ü      Processo constante e dinâmico de consciência de si em relação aos outros e à sociedade
ü      Referência para contribuir no processo de educação do corpo – busca de consciência corporal, capacidade e versatilidade na expressão corporal, entendimento e controle de padrões de movimento.
ü      Fatores condicionantes:
o       hereditariedade
o       educação
§       difusa,
§       familiar
§       e escolar
o       auto educação
§        relações entre os três fatores condicionantes (exemplo da elasticidade – família de contorcionistas)
§        paginas 20 e 21 – a sociedade “instila-nos um padrão de comportamento e valores, e providencia par que a nossa auto-educação opere também no sentido de fazer com que desejemos ser como todo mundo. Como resultado, mesmo a auto-educação, que é a força ativa da individualidade e leva a diferença herdada para o campo de ação, tende em grande medida a colocar nosso comportamento em linha com os outros”.
·       Se pensarmos negativamente: A questão aqui é construirmos consciência crítica – ou seja, a capacidade de perceber as influências nas nossas vontades e ações e decidir se queremos ou não estas influências.
·       Se pensarmos positivamente: é assim que se faz a cultura e que cultivamos nossa noção de pertencimento fundamental para definir nossa identidade e as ações coletivas.
ü      Componentes que estão envolvidos em toda ação:
o       movimento,
o       sensação,
o       sentimento e
o       pensamento
ü      Máscaras:
o       como sensação de normalidade (lembra a sensação dos pés paralelos e o paralelo em si?)
o       como estratégia de relação
o       como fuga de si mesmo
ü      Como orientação para ações e entendimento de si e do mundo
Métodos que sofremos e que reproduzimos de educação – “julgar”, “castigar”, “premiar”, “construir juntos”...

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