quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O que o movimento do outro provoca em mim?

3º Aula de Consciência Corporal 11/12/12

Como hoje foi de fato, a nossa primeira aula do semestre, imagino que por isso tenho sido um pouco mais "light" do que costuma ser. Contamos com a presença de dois alunos que são do curso de Psicologia, que ao que tudo indica, vão fazer a disciplina conosco esse semestre.

Começamos a aula com um alongamento básico para as pernas, ministrado pelo Professor Élder, enquanto aguardávamos a chegada de outros alunos da turma. Foi um alongamento diferente, que me permitiu descobrir lugares que nem eu sabia que era capaz de alcançar.

Com a chegada da Professora Renata, praticamos um ótimo exercício de respiração com a participação de duas bolinhas que nos permitia observar os diferentes pontos de contato do nosso corpo com o chão, pois estávamos deitados. Os pontos de contato com chão iam se alterando de acordo com a região do corpo que eram colocadas as bolinhas, primeiramente, colocamos as bolinhas em cada uma das nádegas, esvaziávamos os pulmões até que o ar era obrigado a entrar, mudando alguns pontos de contato do chão. Essa respiração se repetira mais duas vezes antes de mudarmos as bolinhas para a base das costelas, depois se repetia a respiração, e por fim, as bolinhas eram colocadas entre a coluna e as escápulas, e novamente a respiração de esvaziar completamente os pulmões. Foram sensações novas e falo por mim, quando digo que senti meu corpo mais "arejado" de uma certa maneira.



A próxima atividade, também ministrada pela professora Renata, foi feita em duplas, onde um se deitava no chão, e o outro ia tocar sua face, seu couro cabeludo, percebendo e fazendo perceber cada osso, cada extremidade, peso, do crânio, criando imagens e movimentos, tornando possível até mesmo, de certa maneira, uma ativação da imaginação/memória da pessoa que estava deitada. Com esse exercício trabalhamos também, um pouco dos 5 elementos fundamentais no teatro, que são: Sensação, Pensamento, Emoção, Memória, Imaginação. Foi literalmente uma viagem.

Depois de uma curta roda de conversa, experimentamos movimentos usando o exercício anterior, porém agora ministrado pelo professor Élder, em que fizemos desenhos no espaço com o nosso corpo. Essa atividade me remeteu ao filme "Tron", pois o professor dizia, que nossos desenhos ficavam no espaço e os outros poderiam ou não interagir com essas formas criadas no espaço. Eu, particularmente, imaginei os desenhos no espaço, da seguinte maneira: 




Logo após, voltamos ao exercício de manipulação da cabeça do colega, só que agora, estávamos em movimento no espaço. Como era de se esperar, foi outra experiência nova para mim.

Já quase no fim da aula, fizemos outra roda de conversa, onde me foi sugerido pela professora Renata, não me preocupar em fazer movimentos novos, eu devo apenas fazer. Pois eu estava preocupado, em ficar fazendo movimentos repetitivos, e essa preocupação não só poderia, como tirou um pouco do meu foco, de fazer o exercício, pois, eu estava mais atento em como fazer o exercício, do que FAZER o exercício.


Também discutimos um pouco sobre a anatomia do nosso corpo, e ficou claro que existem vários tipos de se observar/falar sobre anatomia, e como somos estudantes de Teatro, seria muito interessante, começarmos a perceber a importância de um corpo que possui uma anatomia poética. Depois, nos foi pedido que desenhássemos o nosso esqueleto, do nosso ponto de vista, de uma forma mais objetiva possível. Isso também, foi muitíssimo divertido.




Enfim, quando se trata de movimentos corporais, sempre surge a pergunta "Vale viajar na maionese?" E pelo poder que a mim, não é concedido, eu tenho a autonomia de responder que SIM! São nessas "viagens" que descobrimos movimentos novos, movimentos interessantes, que quem sabe, talvez, um dia, possamos levá-los para uma cena, doá-los para um personagem.

Eu termino essa publicação, do mesmo jeito que comecei, com a seguinte pergunta: "O que o movimento do outro provoca em mim?" pergunta essa, que obrigatoriamente traz consigo, outra pergunta: "O que o meu movimento provoca no outro?" Infelizmente, ainda não sou capaz de responder, e nem sei se um dia serei,  pois a percepção de cada um é única. É ai que voltamos no assunto dos 5 elementos fundamentais, onde se fala sobre a Sensação e a Emoção de cada um. Mas vamos continuar juntos nessa busca, para essa resposta, já que é como o professor Élder diz: "Busca é uma coisa infinita, a palavra em si já diz isso."




Um comentário:

  1. Gostei muito da sua postagem, você lembrou dos detalhes da aula. E vamos combinar, aquela primeira atividade do foi muito legal, da pra relaxar bastante.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.