domingo, 24 de fevereiro de 2013

Tórax




A aula começou com uma conversa em roda. O assunto principal com o professor Élder foi sobre a caixa torácica e a respiração. Fizemos uma massagem no peito para sentir a respiração e também o volume do tórax.

Foi feito outro exercício para que tomássemos consciência de nossa caixa torácica onde a respiração era o que guiava o movimento de todo o corpo, neste exercício, estavam todos deitados no chão e na medida em que íamos inspirando e expirando, o movimento era dado a partir do centro do corpo até as pontas dos dedos, em todos os planos e todas as direções.

Em seguida formamos outra roda de discussão, desta vez todos de pé, onde foi conversado alguns
temas e a professora Renata perguntou: o que é ligamento, tendão e nervo? Chegamos, juntamente com a professora, à conclusão de que:
  •  Ligamento: É o que liga osso a osso e facilita para que um osso não saia de sua posição para que possamos manter o equilíbrio e a postura.
  •  Tendão: Esta presente nas extremidades dos músculos, para garantir a sustentação destes e para movimentar os membros.
  •  Nervo: Funciona como nossa central de informações, recebe e processa informações de todas as partes do corpo e envia informações e comandos.



Logo depois entendemos a diferença entre alongamento e aquecimento:
  • Aquecimento: São exercícios repetidos para lubrificar as articulações, aumentar a temperatura e diminuir os riscos de lesão.
  • Alongamento: São movimentos lentos que buscam alongar ao máximo os músculos dentro dos limites do corpo.



E então finalmente partimos para uma prática bastante divertida e auto explicativa sobre o que é o aquecimento, que foi o pega-pega-cogumelo, não era um grupo com muitas estratégias nem de fuga e nem para pegar e recebemos uma crítica da professora Renata por causa disto, então, depois todos começaram a jogar com um pouco mais de técnica.

O próximo exercício foi proposto também pela professora Renata, nós fechamos os olhos, colocamos nossas mãos nas costas cruzando os braços na frente do corpo e nos movimentamos a partir da caixa torácica que guiava o corpo e nossas ações juntamente com a respiração. Neste exercício também foram incluídas as máscaras, que nos ajudaram na movimentação, ação e utilização do espaço da sala. Aos poucos foi permitido que pudéssemos abrir os olhos, desde que não atrapalhasse nossa percepção.


















Ao final do exercício a professora Renata deu um feedback para algumas pessoas da turma juntamente com o professor Élder e os monitores. Nós também falamos um pouco sobra o que cada um de nós sentiu e se sentia durante o exercício.
O ultimo exercício que foi feito foi um de alongamento da caixa torácica  um exercício bem gostoso de fazer e receber, a turma foi divida em duplas para que pudesse ser feito o exercício, onde cada lado de uma pessoa recebeu o alongamento primeiro. Quase no fina do exercício, já tinha extrapolado um pouco o horário da aula, os meninos que estavam esperando para começar a jam-session no LAC, então nós precisamos terminar o exercício bem rápido para liberar a sala.

Um comentário:

  1. Eu não sei quem fez a postagem pois não se identificou, mas achei sucinto e bem explicativo.
    Achei bastante interessante o exercício de não usar os braços: Me senti preso fisicamente mas ao mesmo tempo livre pra pensar, foi incrível.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.