quarta-feira, 27 de março de 2013

Aula dia 26/03/2013


Postagem referente a aula do dia 26/03/2013.

No início da aula tivemos uma conversa sobre o trabalho final da disciplina, um dos alunos tinha uma dúvida relacionada a uso de um poema no texto acadêmico, foi instruído pelo professor Élder para utilizar o poema centralizado e a baixo dele a citação entre parênteses no formato ABNT para citação básica bibliográfica. Vide postagem no blog.

A próxima atividade da aula, foi a divisão da turma em dois grupos, o objetivo era, dividir em tópicos a Apostila Elaborada pela Professora Renata, e realizar algumas atividades relacionadas a leitura dos fragmentos.

O primeiro grupo formado pelos alunos: Guilherme, João e Junior relacionaram suas atividades de acordo com os seguintes tópicos:

Detalhes da estrutura:
-Pés;
-Membros Inferiores;
-Pélvis;
-Coluna;
-Articulações;
-Membros superiores;
-Tórax;

O segundo grupo formado pelos alunos: Mário, Isabella, Adriel e Taís. Relacionaram suas atividades seguindo os seguintes tópicos:

-Função dos ossos;
-Linhas de Força;
-Arquitetura do corpo;
-Postura Dinâmica;

Para o Início das dinâmicas de grupo, o Professor Élder sugeriu iniciarmos com alongamento, em roda iniciamos com os seguintes exercícios:
Abrimos as pernas com pés posicionados verticalmente e joelhos flexionados como se sentássemos em um banco com pernas abertas, após aproximadamente 50 segundos nessa posição variávamos a distribuição do peso entre as pernas lateralmente, flexionando o joelho de uma e esticando o da outra e assim sucessivamente.
Logo depois realizamos o mesmo exercício de flexionar o joelho de um dos lados e esticar o outro posicionando-nos frontalmente com o pé traseiro posicionado por meia ponta, o segundo passo era esticar os dois joelhos e apoiar as mãos (posição de Flexão) e ficar sustentando algum tempo, o próximo passo era posicionar um dos pés um pouco a frente do outro e flexionar o joelho com as duas mãos no chão (posição que o corredor de curta distância faz antes de sair para a corrida, só que com o pé dianteiro totalmente no chão) e assim sucessivamente, em seguida andamos com as mãos e pés no chão.
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Finalizando os alongamentos o primeiro grupo propôs as seguintes atividades:

As três Primeiras atividades foram intermediadas pelo Aluno Júnior. Foi instruído que todos os alunos deitassem no chão ao som de uma música obedecendo a estímulos, como se o corpo inteiro estivesse enraizado no chão preparando-o para o desenraizamento, após deitarmos sugeriu então para começarmos graduais movimentos com os dedos dos pés, posteriormente com os dedos das mãos e seguindo em ordem: pés, mãos, pernas e braços. Tudo isso mantendo ainda enraizado as demais partes do corpo e explorando o máximo as articulações dos membros. Os alunos foram orientados para fecharem os olhos, mas como o som estava alto, alguns alunos que se situavam próximos a caixa de som não poderiam fechar os olhos pois tinham que observar nos outros o que era proposto, posteriormente houve um desenraizamento total do corpo e após aproximadamente 1 min totalmente livre a atividade termina e o grupo segue com a próxima atividade.

A segunda atividade foi realizar uma roda e seguir uma partitura entre som e batida seguindo a seguinte ordem:
Tum – Tum – Tum (Batendo o calcanhar no chão a cada Tum)
Tá (mão no Tornozelo do pé direito) – Tum (Batendo o calcanhar direito no chão)
Tá (mão no Tornozelo do pé esquerdo) – Tum (Batendo o calcanhar esquerdo no chão)
Tá (mão no Tornozelo do pé Dir) – Tá (Mão na parte Interior do pé Dir) – Tum (Idem)
Tá (mão no Tornozelo do pé Esq) – Tá (Mão na parte interior do pé Esq) – Tum (Idem)
Pulo - Tá (mão nos dois Calcanhares) – Tum(Quando os dois pés caírem no chão)

A Justificativa dessa atividade era o enraizamento dos pés e a coordenação motora.

A Terceira Atividade foi relacionar-se com a bola de Pilates, em dupla a bola era posicionada entre um e outro nas regiões do Peito, Lateral do Torax com as mãos para cima e Costas. Isso tudo obedecendo os estímulos: Andar pela sala, Observar o outro e fazer o movimento do 8 ou infinito com a cintura pélvica (como se estivéssem rebolando).

A Quarta Atividade proposta pelo grupo foi a retomada de uma atividade realizada na aula do dia 15 de janeiro, Vide Postagem. Segundo Isabella Gnoato, para essa atividade cada um de nós escolheu a bola como tamanho mais adequado. Praticamos o exercício de rolar sobre a bola, dando impulso com os braços para iniciar até passar todo o corpo por ela. Posicionamos-nos então como se fôssemos fazer flexões, mas com a bola logo abaixo dos joelhos.

No próximo e ultimo exercício brincamos de pique-pega, onde o aluno para não ser pego tinha que retomar algum exercício que lhe chamou mais atenção em tudo que foi proposto, tinha que ficar realizando o exercício no mesmo lugar até que outro aluno fizesse o mesmo ao seu lado e o "Descolasse" e quando o pegador encostava em alguém que não estivesse realizando a atividade esse se tornava o pegador.
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Já o segundo grupo, iniciaram com um processo menos elaborado.

A Primeira atividade foi proposta pelo aluno Adriel, formamos uma roda, onde cada um ia explorando o reconhecimento dos ossos, os alunos não seguiam uma ordem concreta, o estudo era livre e individual. Alguns minutos realizando o exercício Adriel disse algo relacionado a Apoio e sustentação que entra em uma relação entre ossos e músculos, para ele o antebraço no chão era apoio e as mãos espalmadas no chão a sustentação o que não ficou muito claro na sua explicação foi a diferença. 
O próximo exercício proposto pela Aluna Isabella foi realizar alguns exercícios relacionados aos tópicos: linhas de força e postura dinâmica. O primeiro era Agachar-se com os pés posicionados em meia ponta relacionando cabeça cauda, logo depois variamos, fizemos um exercício parecido com o alongamento, posicionávamos frontalmente flexionando o joelho de um dos lados e esticando o outro, com o pé traseiro posicionado por meia ponta e as mãos esticadas horizontalmente.
Logo após fizemos outra variação que foi o joelho frontal flexionado o traseiro realizando a posição de ajoelhar sem tocar no chão e as mãos como se estivesse correndo, este exercício também foi proposto para variarmos os pés. O próximo passo era quase se sentar utilizando a sustentação das pernas que segundo isabela demonstra a presença da sustentação ossos
e músculos.

A Terceira série de exercícios foi instruída pelo Aluno Mário, onde foi abordado a Arquitetura do corpo. Também da releitura de um exercício proposto na aula do dia 15 de janeiro, Vide Postagem.

“A turma dividiu-se em duplas. Cada dupla encaminhou-se para um espaldar e revezou as atividades propostas no instrumento (…) O primeiro movimento consistia em posicionar-se em pé no espaldar de forma que os pés se apoiassem em uma das barras de ferro com o metatarso. Os braços seguravam firmemente em outra barra, mas a força de sustentação concentrava-se nos pés. Mantendo os dedos dos pés abaixados, fizemos movimentos de meia ponta, pés paralelos ao solo e para baixo. Para isso, tínhamos o auxílio do nosso parceiro, que observava o alinhamento da coluna, se os dedos dos pés não se mexiam, o segundo movimento, distanciamos mãos e pés no espaldar com 6 barras de ferro. Continuando com a proposta de apoiar-se com o metatarso e manter os dedos dos pés curvados para baixo, seguramos com as mãos na barra e alongamos nossa coluna formando um arco com o corpo. A partir dessa posição, flexionamos os joelhos e abaixamos, alongando bem a coluna, esticando os braços - que sustentavam o peso do corpo - e aproximando as nádegas dos calcanhares. Enquanto isso, nosso parceiro observava o alinhamento da coluna, dos joelhos e dos calcanhares. Por exemplo, se ao abaixar os calcanhares se aproximavam ou afastavam.” (Postagem de Isabella Gnoato no blog Consciência corporal dia 15/01/2013)

A Relação com o exercício tomado foi importante para relembrarmos o que nos foi transmitido e reforçar que alguns exercícios para não serem considerados difíceis temos que prestar atenção na forma que o realizamos, um exemplo deste, que a distribuição do peso é importante e a sustentação dá-se pelos membros inferiores.

O Quarto exercício foi também uma retomada de outro exercício proposto em aula, uma busca em dupla de um realinhamento corporal, a dupla se revezava no exercício onde um se posicionava em condição confortável e o outro o remodelava para uma posição alinhada do corpo, observando a posição dos pés, joelhos, cintura pélvica, cintura escapular, escapulas, tronco. Durante essa passagem o parceiro remodelado tinha que voltar a sua posição confortável e voltar a posição alinhado sem que o outro intervisse.

A ultima dinâmica foi uma partitura corporal realizada em roda da seguinte maneira:

7 palmas – pé direito bate no chão – pé esquerdo bate no chão – pé direito bate no chão - pé
esquerdo bate no chão (2x)
3 palmas – pé direito bate no chão – pé esquerdo bate no chão (2x)
1 palma – pé direito bate no chão – 1 palma - pé esquerdo bate no chão
7 palmas.

É isso ai pessoal, se tiver errado ou faltando alguma coisa avise. Abraços e Boa páscoa!!


Ai vai também um pouco de música de verdade pra vocês.


3 comentários:

  1. Obs: ante braço se escreve assim mesmo?? Creio que se escreva Antebraço.
    Bom mas você detalhou bem a aula, que foi bastante dinâmica e ainda proposta por nós alunos.

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  2. Bem detalhada Mario, este é o caminho!

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