quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aula de consciência corporal dia 26 de novembro de 2013 - turma noturno


 Aula de consciência corporal - 26 de novembro de 2013 - 1º período turma noturno






N
esta terça ocorreu outra aula de consciência corporal, agora Renata tem uma parceira, Roseli, que veio da Unicamp, dá aulas no curso de dança na disciplina educação somática.

A aula começou com todos sentados em círculo, onde Renata questionou sobre a atividade da última aula, aonde ela deixou um texto de sua autoria, do qual deveríamos fazer um diário de leitura, e a partir disso tínhamos que ler o Caderno do Eu, juntando os dois para montar um texto de no mínimo três parágrafos. Renata também esclareceu algumas dúvidas sobre o texto.



Na sequência, fomos ler e discutir os dois últimos Cadernos do Nós, feitos respectivamente por Halan e José Paulo. Renata pediu para uma pessoa começar a leitura em voz alta, e de onde essa parasse outro deveria continuar. Caso duas pessoas começassem a ler juntos, deveriam prosseguir em coro.


 








A leitura era interrompida em determinados pontos para discussão e explicações. Renata demonstrava alguns movimentos, em relação ao assunto tratado, e esclarecendo dúvidas.










       Após isso, caminhamos pela sala para sentir nosso corpo. Então, pegamos duas bolinhas e usamos para sensibilizar os pés, e também abrir os ossos dos mesmos. Sempre um pé de cada vez, observando também o que ficava apoiado no chão, e a sensação que isso produzia. Feito isso caminhamos, para sentir como estava tal, voltamos para fazer com o outro pé. E depois, fizemos com os dois ao mesmo tempo, procurando deixar as bolinhas nas partes que compõem as bordas dos pés.


       Em seguida fizemos exercício de enraizamento com os pés, onde deveria ser um pé de cada vez, procurando que este fizesse o movimento de curvatura, para depois colocarmos o corpo em alinhamento de acordo com a posição do pé. Assim, ao som de músicas, nos movimentávamos pela sala, sempre um pé enraizado e outro buscando um novo enraizamento.
     


Posteriormente já na formação círculo, começamos a balançar todo o corpo, usando os pés, os movimentos deviam partir destes. Na sequência fizemos movimentos com a cabeça, de deslizar, alongar, contrair e rotação. Alguns deram conta, já outros tiveram muita dificuldade. Com isso, foi proposto também o deslizamento do tronco frontal e lateral, por sinal ouve muita dificuldade. Renata propôs que usássemos o espelho para facilitar em ambos os casos.
Reparem em como eles deslizam as cabeças no vídeo:



Acabado isso, Renata mostrou o seguinte exercício, onde usou Bruna como cobaia, funcionava desse jeito: 1º deveríamos puxar o quadril e empurrar as costelas, e vice-versa; 2º Puxar o ombro e empurrar as costelas; Por último, empurrar o quadril e puxar o ombro, e vice-versa. Sempre na diagonal, para alongar. Era como torcer um pano de limpar chão ou uma roupa molhada, foi o comentário mais feito no momento. Para fazer isso, a turma foi separada em duplas, onde um fazia no outro, primeiro em um lado. Então, a pessoa levantava, andava e sentia o corpo. Depois no outro lado, repetindo o mesmo procedimento. Assim, finalizado, as duplas trocavam de posição, e o processo recomeçava.

Terminado isso, pegamos uma estaca/bastão de madeira, onde tínhamos que segurar com as duas mãos, abaixar segurando-o e elevar-se roçando-a no corpo, no caso era dobrar e esticar. Em seguida, descer com os braços paralelos a cabeça, sem encostar a estaca no corpo, elevando-se, procurando esticar ao máximo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.