4º Aula de Consciência Corporal - Teatro Noturno 1º Período
A aula foi
iniciada com a apresentação do Plano de Ensino elaborado pela professora Renata.
O mesmo estava bem esclarecido de como seria as aulas, o que seria feito
durante o período a partir do conteúdo apresentado. Assim podemos ter uma noção
maior e o objetivo de cada aula feita e que ainda iremos fazer.
Logo após, a
Renata mostrou de como seriamos avaliados. A divisão ficou sendo em quatro
partes. O interessante foi que debatemos sobre o mesmo e todos puderam dar a
própria opinião, concordando com a ideia mostrada ou podendo falar o que
poderia ser mudado para que ficasse melhor. Ficou bem claro para todos da turma
e considerado como um bom método de avaliação. Sendo que todos ao conversarem
decidiram que estava bem elaborado e que não teve a necessidade de fazer
nenhuma alteração.
A sequência
seria mostrar a postagem do caderno do nós da aula passada, porém como o nosso
tempo era curto devido a mostra do Plano de Ensino que não poderia ficar pra
outra hora. Então ficou para ser apresentado na aula seguinte.
Após ter
passado todas as informações, começamos a aula. O objetivo principal da mesma foi
conhecer mais o nosso crânio e cada parte em que ele se
forma .
Como
exercício inicial para que pudemos entender melhor, foi dividir a turma em
duplas, para que cada um explorasse cada parte da cabeça um do outro.
A Renata
usou a aluna Sandra como exemplo para que assim ficasse mais claro de como
deveria ser feito.
Foi um
exercício simples e fácil de fazer. Primeiro deveríamos tocar levemente com os
dedos a face do outro sentido toda a estrutura. E depois fazer a cabeça da
pessoa se movimentar de várias formas. Sendo que o condutor deveria passar
confiança para quem estava recebendo os toques e deixando a cabeça mais no seu
comando. Foi colocada uma música também, podendo assim acompanhar o ritmo da
mesma. Conduzindo ela de um lado para outro. Para isso foi necessário que todos
ficassem concentrados. Em seguida, observamos o peso que a cabeça tem e como
ela pode ser flexível. Depois, a Professora pediu para que levantássemos na
sala e explicar qual a sensação que estávamos tendo depois do exercício feito. Alguns
disseram que sentia a cabeça mais pesada, outros que ela estava mais leve e que
foi ótimo. Até mesmo que se sentiram vontade de dormir.
E durante o
exercício, a Renata pediu que observássemos com os movimentos na parte da
frente do pescoço. Pudemos ver que na pessoa em que estava deitada recebendo o
contato poderia ser visível um músculo, no qual isso indicava que a pessoa não estava
totalmente relaxada. Esse músculo é chamado de Esternocleidomastóideo.
Após a turma
dizer como foi fazer e receber os movimentos. A Renata foi explicar melhor
através de imagens o nosso crânio.
O foco e
questionamentos maiores foram de que forma o crânio se sustenta e é ligado ao
corpo. O que o faz ele se movimentar com facilidade e se manter firme. Todas as
dúvidas puderam ser tiradas pelas imagens mostradas.
Nelas,
pudemos ver que existem várias partes que consiste o nosso crânio. Visto que o
que segura e firma ele se chama Atlas, que é como se fosse uma bandeja onde o
crânio se apoia. E o que permite a rotação é chamado de Áxis. Onde o mesmo é
uma espécie de pino que se encaixa no Atlas como o demonstrado na imagem ao lado.
A aula foi
encerrada com várias concepções sobre o crânio e dúvidas tiradas. Podemos
perceber que por trás da pele existem grandes estruturas que com cada detalhe
forma se nosso corpo.
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