domingo, 17 de novembro de 2013

Aula do dia 12/11/13

4º Aula de Consciência Corporal - Teatro Noturno 1º Período

 
A aula foi iniciada com a apresentação do Plano de Ensino elaborado pela professora Renata. O mesmo estava bem esclarecido de como seria as aulas, o que seria feito durante o período a partir do conteúdo apresentado. Assim podemos ter uma noção maior e o objetivo de cada aula feita e que ainda iremos fazer.
Logo após, a Renata mostrou de como seriamos avaliados. A divisão ficou sendo em quatro partes. O interessante foi que debatemos sobre o mesmo e todos puderam dar a própria opinião, concordando com a ideia mostrada ou podendo falar o que poderia ser mudado para que ficasse melhor. Ficou bem claro para todos da turma e considerado como um bom método de avaliação. Sendo que todos ao conversarem decidiram que estava bem elaborado e que não teve a necessidade de fazer nenhuma alteração.
A sequência seria mostrar a postagem do caderno do nós da aula passada, porém como o nosso tempo era curto devido a mostra do Plano de Ensino que não poderia ficar pra outra hora. Então ficou para ser apresentado na aula seguinte.
Após ter passado todas as informações, começamos a aula. O objetivo principal da mesma foi conhecer mais o nosso crânio e cada parte em que ele se forma .
Como exercício inicial para que pudemos entender melhor, foi dividir a turma em duplas, para que cada um explorasse cada parte da cabeça um do outro.
 A Renata usou a aluna Sandra como exemplo para que assim ficasse mais claro de como deveria ser feito.
Foi um exercício simples e fácil de fazer. Primeiro deveríamos tocar levemente com os dedos a face do outro sentido toda a estrutura. E depois fazer a cabeça da pessoa se movimentar de várias formas. Sendo que o condutor deveria passar confiança para quem estava recebendo os toques e deixando a cabeça mais no seu comando. Foi colocada uma música também, podendo assim acompanhar o ritmo da mesma. Conduzindo ela de um lado para outro. Para isso foi necessário que todos ficassem concentrados. Em seguida, observamos o peso que a cabeça tem e como ela pode ser flexível. Depois, a Professora pediu para que levantássemos na sala e explicar qual a sensação que estávamos tendo depois do exercício feito. Alguns disseram que sentia a cabeça mais pesada, outros que ela estava mais leve e que foi ótimo. Até mesmo que se sentiram vontade de dormir.
 
E durante o exercício, a Renata pediu que observássemos com os movimentos na parte da frente do pescoço. Pudemos ver que na pessoa em que estava deitada recebendo o contato poderia ser visível um músculo, no qual isso indicava que a pessoa não estava totalmente relaxada. Esse músculo é chamado de Esternocleidomastóideo 
 
Após a turma dizer como foi fazer e receber os movimentos. A Renata foi explicar melhor através de imagens o nosso crânio.
O foco e questionamentos maiores foram de que forma o crânio se sustenta e é ligado ao corpo. O que o faz ele se movimentar com facilidade e se manter firme. Todas as dúvidas puderam ser tiradas pelas imagens mostradas.
Nelas, pudemos ver que existem várias partes que consiste o nosso crânio. Visto que o que segura e firma ele se chama Atlas, que é como se fosse uma bandeja onde o crânio se apoia. E o que permite a rotação é chamado de Áxis. Onde o mesmo é uma espécie de pino que se encaixa no Atlas como o demonstrado na imagem ao lado.
 
A aula foi encerrada com várias concepções sobre o crânio e dúvidas tiradas. Podemos perceber que por trás da pele existem grandes estruturas que com cada detalhe forma se nosso corpo.
Referências para pesquisas complementares:
 
 
 

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