domingo, 3 de novembro de 2013

Começo da Percepção (Aula 22/10 e 29/10)


No dia  22/10 começaram as aulas de consciência corporal, no qual estudamos os princípios fisiológicos dos movimentos do nosso corpo a partir dos ossos, e qual a interação dos movimentos  sobre cada parte do nosso corpo.
Nos apresentamos, para nos  conhecermos melhor:

 Depois de apresentarmos fizemos um exercício que precisávamos de três movimentos corporais teatrais e três aleatórios. Nessa primeira parte do exercício, não precisávamos entender o que aconteceria, porque era só o começo do que precisávamos entender no final dele. 
Quando terminamos essa parte, a professora Renata, propôs para que nós batêssemos  levemente no nosso corpo. Depois disso, ela pediu para fazermos o mesmo exercício do começo da aula.
Após ter acabado o exercício a Renata perguntou qual a diferença entre fazer o exercício antes e depois das “batidas no nosso corpo”; cada um deu a sua opinião (palavra chave: LIBERDADE).

*Opinião Coletiva: Os movimentos teatrais e os aleatórios se interligam*

Depois disso, escrevemos sobre o que achamos do que seria consciência corporal.

Na segunda semana de aula, começamos limpando a sala de aula, porque choveu muito,  e isso já é um exercício para aquecer  e preparar o corpo (como a Renata citou). Depois disso  revisamos o que aconteceu na aula passada, porque duas alunas entraram de outros cursos na disciplina (puxaram matéria).


A Renata começou um bate papo perguntando  como funciona a reação do toque através do nosso cérebro, e como o cérebro capta os toques e os movimentos.

Tivemos uma proposta de como conhecer os nossos ossos através do toque e ao tocar, qual a mudança que teria.
Fizemos esse exercício com a clavícula, tocamos em uma parte e diferenciamos a parte tocada e a parte não tocada
(cada pessoa  teve a sua própria experiência).



Depois disso, começamos a fazer um exercício nos pés com bolas de borracha. Primeiramente aquecemos somente com um pé e comparamos o pé aquecido com a bolinha e o pé não aquecido (como no exercício da clavícula)
Depois fizemos com os dois pés.





Micro-intervalo.

Voltamos a fazer um exercício de equilíbrio, no qual  faríamos movimentos através das musicas para sentir os nossos ossos e o lugar aonde eles se inserem.
Finalizamos a aula desenhando o esqueleto do jeito que cada um conhece, depois vendo o projeto de esqueleto (FRED E VILMA) e fotos de movimentos corporais.



links de videos de animações de esqueletos (não consegui adicionar os videos)
http://www.youtube.com/watch?v=z771r3u7Fe





''Que o mundo da percepção se deixe retomar por nossas obras criativas...''



4 comentários:

  1. Bruna, tem uma palavra escrita errada, creio que queira dizer exercício, mas colocou exército.Está nesse trecho: "Após ter acabado o exército a Renata perguntou..." No contexto geral ficou muito bom, foi interessante o uso das imagens e das figuras.

    ResponderExcluir
  2. Faltou você (Thiago) no vídeo e as meninas...

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei seu texto Ruth, fez colocações ponderadas e pertinentes. Sugiro que na próxima postagem, façamos mais videos! :)

    ResponderExcluir

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.