sábado, 14 de dezembro de 2013

Aula do dia 10/12/13 - Turma Integral

A aula de Consciência Corporal do dia 10 de dezembro de 2013, começou com a Professora Renata dando aos alunos informações sobre as Articulações. Nossa mestra levantou questionamentos como o que são as Articulações, e definimos como a conexão de ossos, na qual os ossos se encontram e geram movimento. Um dos alunos usou a palavra Ligamento para definir, contudo nos foi explicado que ligamento é diferente de articulação.
  Articulações
Tipos de Articulações.
 São conexões entre dois ou mais ossos. Constituídas por ossos, bolsa/capsula de líquido sinovial, cartilagem, ligamento, sangue, nervos e o tendão, que não fica dentro da articulação, mas próxima, porque é ela que liga o músculo ao osso.
    Ligamentos

 
São feixes de tecido fibroso que une duas cabeças ósseas de uma articulação. Ela varia de formato e diâmetro de acordo com as articulações.   
  
  Seguindo a aula, a nossa mestra pediu para que “brincassem” com as articulações, com movimentos tridimensionais, utilizando a Flexão, Deslizamento, Torção e Estirar. Tiveram 10 minutos para mobilizar as articulações, trabalhando na sustentação do corpo e nas articulações que não estavam acostumados a usar, ou que sentiam que não haviam mobilizado.

  Flexão
 Dobrar a cabeça, por exemplo, para cima e para baixo.
  Deslizar
 Deslizar a cabeça para frente e para trás.
  Torção
 Movimentar a cabeça para os lados direto e esquerdo.
  Estirar
 Levantar a cabeça e abaixa-la, sem mexer o ombro.


  Logo após de realizar o exercício, foi aberta uma roda de conversa onde alguns puderam expor as sensações. Alguns sentiram que o exercício foi relaxante mas que trouxe muitas tensões em diferentes partes do corpo, com isso sentiram uma necessidade de trabalhar as tensões; outros disseram que sentiram o corpo cansado mas alerta, sem preguiça e com prontidão para um próximo exercício.
  Este exercício é bom para o autoconhecimento, porque os exercícios não afetam as mesmas pessoas, do mesmo modo e nem na mesma hora.
  Foi questionado se o exercício também era um alongamento. No alongamento a intenção é  alongar o músculo, e no exercício de mobilizar as articulações a intenção é de lubrifica-las com o líquido sinovial. Por isso os movimentos para cada intenção são diferentes. Na mobilização, o movimento tem de ser repetido e dissociado, e no alongamento o movimento tem de ficar segundos parados para que o Fuso (Fuso Muscular que limita o estiramento do musculo) contraia o músculo e depois estira-o para poder estende-lo.
   
  Por exemplo, braços em projeção que ficam 20 segundos parados, estão alongando as costas. Braços em projeção mexendo para cima e para baixo, lubrificam as articulações.
   









  
Posterior a roda de conversa, fizeram um exercício de afinar a percepção. Levantar uma parte do corpo, brincar com o peso e solta-la. Tinha de trabalhar o peso do corpo, modo de soltar da parte escolhida, perceber o movimento que exerce o soltar, ter uma reação ao soltar e de sustenta-la.




  No exercício seguinte, feito em dupla, um aluno da dupla começou os movimentos de olhos fechados. Este aluno reagia de acordo com a intensidade e a direção de um sopro que o outro aluno exercia. Seguidamente, é trocado os papeis e os parceiros em alguns casos. E então a sala começa a participar como um todo, foi separada em dois grupos: os que sopravam e os que reagiam ao sopro. Nessa segunda parte, todos os que sopravam podiam soprar em todos que estavam de olhos fechados. Posteriormente, foi trocado os papeis.

  Para finalizar, todos tinham os dois papeis: o de soprar e reagir ao sopro. Foi aberta uma roda de conversa depois, e muitos reclamaram que era mais difícil reagir ao movimento de olhos abertos porque tinham a preocupação de soprar também. Alguns tiveram mais facilidade de soprar e outros de reagir, e muitos falaram que quando metade da sala podia soprar, tinha uma dificuldade de reagir por vir de vários locais. Muitos tiveram dificuldade de reagir à intensidade e a direção do sopro.

  Terminou a aula com a entrega dos textos da aula do dia 19 e foi determinado, agora que cada um sabe a sua dificuldade em relação à produção do texto, sabe onde tem de melhorar e onde estão as facilidades.

Ana Carolina Evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.