segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Aula do dia 03-12-2013 - Turma Noturno




A aula de hoje foi no auditório Cícero Diniz, na prefeitura municipal, onde ocorreu o lançamento do documentário ‘’Dançando a Nossa Cor’’, referente ao projeto  do grupo TerraCotta Dança Afrocontemporânea. Nos encontramos as 19h30 no saguão da prefeitura, e após isso nos dirigimos para o auditório Cícero Diniz.


Primeiro,foi exibido o vídeo ‘’Heróis de Todo Mundo’’,uma série de interprogramas sobre a história de heróis brasileiros negros,isto é,cidadãos brasileiros que quebraram barreiras e lutaram por uma vida mais digna para todos.São exemplos de heróis brasileiros : Lima Barreto,Zumbi dos Palmares,Chiquinha Gonzaga,Machado de Assis,Jackson do Pandeiro, Milton Santos,dentre outros. O vÍdeo faz parte do projeto ‘’A Cor da Cultura’’,uma parceria entre Canal Futura, a Petrobras, o Cidan (Centro de Informação e Documentação do Artista Negro), o MEC, a Fundação Palmares, a TV Globo e a Seppir  (Secretaria de políticas de promoção da igualdade racial). 
 

Projeto Dançando a Nossa Cor - Grupo TerraCotta



Orixás



Após a apresentação do vídeo, foram homenageadas  as pessoas que contribuíram para o sucesso do grupo TerraCotta e do projeto Dançando a Nossa Cor;  foi feita uma homenagem especial ao coordenador geral do projeto, Dickson Duarte. Em seguida, foi entregue uma cópia do documentário ‘’Dançando a Nossa Cor ‘’ para os representantes das escolas que participaram do projeto, e logo depois foi exibido o documentário. O projeto  foi desenvolvido em  10 escolas públicas de Uberlândia, em cumprimento da Lei  10.639/03, a qual tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira em escolas públicas e particulares do país. 




Orixá Omulu /Foto: Bruna Freitas






Em ‘’Dançando a Nossa Cor’’ são apresentadas três coreografias: a primeira delas,'' De Angola ao Gueto'', conta a história da vinda dos escravos africanos para o Brasil, e são realizados movimentos que representam cada um dos Orixás, como Ogum, Xangô e Iansã. Já em  ''Rotas de Resistência'', são representados os negros reconhecidos através do esporte e os negros que são celebridades no Brasil.A última dança,''Mash Up Brasil'', trata das várias contribuições para a cultura negra contemporânea no país como, por exemplo, a influência de Michael Jackson. Além das coreografias, também são apresentados os instrumentos musicais Afro-Brasileiros e os cantos da cultura popular.
                                             


Orixá Oxalá/ Foto: Bruna Freitas






Por fim, autoridades foram convidadas a tecerem considerações sobre o projeto, e em seguida, todos os presentes foram convidados ao saguão para a demonstração gastronômica Afro-Brasileira.

























 Referências:

Disponível em : <http://antigo.acordacultura.org.br/herois/>. Acesso em : 08 de dezembro de 2013.
Disponível em: <http://www.acordacultura.org.br/>. Acesso em: 08 de dezembro de 2013.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 08 de dezembro de 2013.
Disponível   em:<http://encantodaciganadooriente.blogspot.com.br/2012/03/o-poder-dos-orixas.html>. Acesso em: 08 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.