1. Observe o título do texto e registre no seu diário (sempre com
frases completas):
- suas impressões: gostou ou não?
- tem vontade de ler?
- que tipo de texto espera encontrar? Sobre o que você acha que o texto trata?
- suas impressões: gostou ou não?
- tem vontade de ler?
- que tipo de texto espera encontrar? Sobre o que você acha que o texto trata?
2. Antes de iniciar a leitura, observe todas as informações -
(verbais ou não-verbais) - que podem ajudá-lo a melhor compreender o texto: a
última capa, a orelha, as notas sobre o autor, a bibliografia (se houver), o
índice, etc. Anote tudo o que você julgar importante e as idéias que você for
tendo a respeito do texto a ser lido (sempre com frases completas).
3. À medida que você for lendo, vá registrando (sempre com frases
completas):
a) as
relações que você puder ir estabelecendo entre os conteúdos do texto e qualquer
outro tipo de conhecimento que você já tenha (livros ou textos que já leu,
aulas, músicas, filmes, sua experiência de vida, etc.).
b) as
contribuições que julga que o texto está trazendo para: qualquer tipo de
aprendizado, o desenvolvimento de sua prática de leitura, o desenvolvimento de
produção de textos, algum trabalho que vai realizar, etc.
c) sua
opinião sobre o texto, sobre sua forma e seu conteúdo: vá discutindo as idéias
do autor (concordando ou discordando, levantando dúvidas)
d) vá
registrando as dificuldades de leitura que encontrar e anotando os trechos que
não compreender ou aqueles de que mais gostar.
4) Sempre justifique suas opiniões!
*Jorge Viana de Moraes é professor universitário em
cursos de graduação e pós-graduação na área de Letras. Atualmente, doutorando
em Língua Portuguesa e Filologia pela Universidade de São Paulo.
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