domingo, 16 de novembro de 2014

Alinhamentos, enraizamentos e movimentos...

                        Consciência Corporal - Aula 10 de Novembro

 Inicio aqui o registro das atividades da disciplina Consciência Corporal do Curso de Teatro da UFU oferecida no dia 10 de novembro de 2014.

Alinhamento da cabeça e pescoço 
 Começamos a aula descobrindo o alinhamento correto da cabeça e do pescoço. Posicionando a cabeça corretamente, imaginando que tem uma linha a puxar-lhe o topo da cabeça, não deixando os ombros largados nem erguendo o queixo. Centralizamos a cabeça diretamente acima dos ombros, posicionado o pescoço corretamente, nunca deixando arqueado e, em vez disso, mantendo reto e tentando alongá-lo.                                                                                                                                                                                  


 Esta técnica ajuda-o a treinar o corpo para realizar eficazmente os movimentos do pescoço, mantendo a estabilidade e um bom alinhamento da coluna, cabeça e pescoço. É também uma forma de aprender a manter os ombros relaxados quando move a cabeça e o pescoço. 

                                   Apoio e enraizamento ao pisar
 A segundo atividade fizemos o enraizamento de um dos pés no chão, sentindo o apoio, e com o outro pé deixando-o solto de forma que jogávamos ele para frente e para trás, sempre com um pé apoiado no chão, pisando no impulso e tentando se equilibrar de modo devagar. 
 Pisamos e fizemos alguns movimentos dos quais exigiam equilíbrio e concentração. Depois criamos diferentes formas de enraizar o pé no chão.

                                    Enraizando o corpo na dança
 O terceiro exercício foi proposto usar as formas de enraizamento, mas de uma forma diferente. Foi o de movimentar de acordo com o ritmo de algumas musicas. Dando total liberdade para o corpo, que assim expressava e criava infinitas formas e movimentos.
                                                                         
                                      Alinhamento do pé ao joelho 
 O último exercício foi usado o espaldar, espaldar é usada para realização de exercícios de correção postural, alongamento do tronco, membros superiores e inferiores e para fortalecimento dos músculos superiores.
 Na aula, o espaldar foi usado para a correção do alinhamento do pé ao joelho, colocamos os pés no bastão, utilizamos a região do metatarso para o apoio dos pés, sem levantar os dedos fizemos movimentos de esticar e encolher. E observamos o alinhamento dos joelhos, tornozelos, pés e dedos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.