segunda-feira, 10 de novembro de 2014

"Brincadeira de roda" - entendimento da disciplina e "como eu vejo/sinto meu pé?".

O dia 20 de outubro de 2014 foi  considerado como uma aula teórica primeiramente, seguido de práticas no seu final. A professora quis demonstrar e explicar como o calendário do semestre funcionaria. De inicio Renata já relembrou de como funcionaria o tão famoso blog, meio pelo qual iremos dividir nossas experiências, práticas e evoluções durante o processo de aprendizagem da disciplina. 

Cada um no caso ficaria encarregado a fazer pelo menos uma postagem ao decorrer do curso, sendo claro que seria de livre espontânea vontade o auxilio e apoio quando o coleguinha fizer o mesmo.   
Com isso cada um escolheu a data em que se disponibilizaria para ajudar a manter o blog vivo. Marina foi a primeira, Rafaella (eu) a segunda, fazendo a postagem dessa aula e assim sucessivamente.

Como observação relatada nessa aula, é dever de cada um de nós saber que a Professora não estará presente em aula física e participativa nas próximas duas semanas de aula, (15 dias). Mesmo assim, a aula será não presencial servindo de interesse para cada um, conhecer a pagina da ABRACE, seus ANAIS , selecionando 2 textos que tenham a ver com a pauta de consciência corporal.       



http://portalabrace.org/1/index.php/inicio

Definimos também métodos de avaliações, como seriam os estilos da mesma, como avaliar, a diversidade de possibilidades, discussão interessante e fundamental para um elo entre professor e aluno, dispondo do aluno uma vontade de querer discutir e participar mais do que a disciplina tem pra oferecer. 
Como exemplo a professora cita que um dos critérios de avaliação já inseridos por ela e por outros alunos, foi o de colaboração, a contribuição do coletivo, que acabou trazendo resultados positivos não só para a consciência corporal como matéria, mas para o crescimento evolutivo de cada ser ali. Nesse caso ficou definido depois de um diálogo comunitário que:            

De inicio teremos uma avaliação sem nota depois de 6 primeiras aulas, para ver como estaremos evoluindo tanto nosso corpo/mente, quão rápido ou devagar foi o nosso processo, trazendo o caderno do eu para lembrarmos como foi nossas anotações, o que sentimos em cada aula e o que precisamos ainda evoluir e o que podemos manter, para chegar nos trabalhos avaliativos.                                                                                                                                    

 O primeiro trabalho avaliativo seria, de avaliação corporal, o que cada um de nós descobrimos, como e o que foi mudando, o que nos influenciou, como nos enxergamos hoje, nossa auto imagem, esse processo seria feito através de discussões, leituras e a apresentação do corpo.         
No segundo trabalho e ultimo, seria um artigo com o seu texto em modo acadêmico, técnico, podendo ser em diálogos, em 01ª pessoa, ficando na escolha de cada um dos estudantes, porém necessitando ser técnico devido à importância do conhecimento de normas acadêmicas e do seu grande uso para um graduando na Universidade.                                           

De prática, finalizando a aula, pegamos duas bolinhas de borracha da mercur em que teríamos que conhecer nossos pés, ossos dos pés, como eles se mexem, fazendo primeiramente mais fraco e depois mais forte, vendo a diferença do piso em relação a um pé sem o movimento e o outro quando acaba de fazer, sentindo o piso mais leve, mais suave, com a textura modificada. 

http://www.clinicavenere.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/toegrip2.jpg

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7Z4ZGrNnp3uwNOmb596Fv4vGkoYDnpHCcZoL8_UgP_CxWXnwIvgRAevhjfueGAY39wblHgji0YGyMFg4h6QNivyUNJk9173S5KFpZojMgWDoDs834DBnj6PxOQbpUl-6Ngoxqrk9OMvP0/s1600/relaxp%252525C3%252525A9s.bmp&imgrefurl=http://reflexologiabrasilia.blogspot.com/2010_11_01_archive.html&h=310&w=414&tbnid=MeAAUQlv8vDLLM:&zoom=1&docid=eO_Xb7uTjkWbVM&ei=I6O9VN-tD5D8sATLioGICw&tbm=isch&ved=0CCsQMygOMA4


Além disso aprendemos a diferença de ligamentos e tendões, descobrimos o osso fêmur, a articulação coxo-femural, que o tamanho dos nossos dedos dos pés são bem maiores do que realmente vemos, que temos “cubinhos” que podem ser massageados dando sensações diferentes podendo ser sentidos que ficam logo depois dos nossos dedos (cubóides), que o nosso calcanhar e o meio do pé podem torcer em sentidos contrários e que quanto mais e mais movimentos estivermos despostos a fazer, conseguindo sentir e descobrir novas coisas dos nossos corpos.   

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibQTMsRKlQGagFEFIn1rGYON9MJJhdaSv2MamwXLZFzOIxUhcbEtGKZ97y2Y-ZhOOyI-FSGOLBYwy65vjjUzqXYYI9xGWZXRK-w80TgB9VVgKS3fbUd01-6536RqR-7sjSLATXbdt-Fboh/s1600/menisco%252Be%252Btend%2525C3%2525A3o%252Bpatelar%252Bjr.jpg&imgrefurl=http://jrcezarpreparofisico.blogspot.com/2012_04_01_archive.html&h=371&w=365&tbnid=DVFbdxvSYRgt7M:&zoom=1&docid=A9czHAVFMDkEtM&ei=r6O9VJjkGOa0sASkp4CADw&tbm=isch&ved=0CE0QMygjMCM

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhY1R1JQUYomdWh3foMQfA3eIXMLhvbLQroxOyA4cv4RobBdR-e5ZirD7fpsQxph2nXvDAJSGce_hVGxqM-CdXHqVCfPeHzP119lFQfChgfmD693cMODrG4vySaQuXRvN9vz5IScXANm3kV/s1600/t_pe_01.jpg&imgrefurl=http://podologiaperfil.blogspot.com/2011/11/ossos-do-membro-inferior-mmii.html&h=301&w=300&tbnid=hjN3ac5JTf9z7M:&zoom=1&docid=watIa9X_P8di-M&ei=1aO9VInTIo2TsQS04YDoDg&tbm=isch&ved=0CEAQMygKMAo


http://www.seligamulher.com.br/massagem-no-pe-para-aumentar-a-energia/


http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2013/04/ossos-do-corpo-humano-pe.jpg&imgrefurl=http://www.estudopratico.com.br/ossos-do-corpo-humano-nomes-e-funcoes-2/&h=405&w=281&tbnid=HHiaSjFQEISm5M:&zoom=1&docid=elUdIG1WE1EYcM&ei=1qO9VKyGK_iBsQT50IDwDg&tbm=isch&ved=0CDMQMygBMAE


O objetivo da disciplina é justamente de sabermos falar e escrever esse nosso processo como nossa auto avaliação, vendo a nossa evolução durante a disciplina, de como chegamos e de como saímos.
Isso seria um resumo do que aprendemos nesse dia de hoje. Obrigada e comentem por favor.                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.