domingo, 4 de janeiro de 2015

Aula do dia 15/12/2014

Descrita por Gustavo Martins


Começamos a aula neste dia conversando sobre a entrega da autoavaliação e da apresentação processual, que tem data marcada para os dias 02 e 09 de fevereiro, sendo no dia 02 a entrega do trabalho final escrito em formato de ensaio e apresentação prática da metade da turma, a outra metade apresentará no dia 09. Foi feita também uma observação pela professora: "Atenção para a apreciação das postagens passadas, deixando comentários de forma analítica e crítica".

Pele

Fizemos um exercício de sensibilização da pele com o bastão.



 Primeiramente começamos sentindo o atual estado da pele. Em seguida, foi pedido para tocar a pele do corpo todo com o bastão, seja rolando, friccionando ou tocando levemente, a fim de sensibilizar o corpo: “Sensibilizar o corpo é alterar o estado perceptivo do corpo” segundo Renata Meira, "Comece o trabalho de sensibilizar no local que você mais ache que precisa despertar e sentir a pele" fomos orientados pela professora.

Depois de acordar a pele, fizemos movimentos livres com o corpo que exploraram a elasticidade, flexibilidade e mobilidade da mesma. Finalizamos esta parte sentindo e percebendo a diferença da nossa pele quando no início da aula e depois das atividades realizadas.

Tiramos 8 minutos para escrever sobre as sensações e em seguida discutimos em roda.

Manipulação


Em duplas, fizemos uma atividade de manipulação. Um colega deita de lado, apoiando um braço sob a cabeça e o outro com a palma para o chão dando equilíbrio. O outro manipula com movimentos em espirais, levando um lado contrário do outro, três partes do seu parceiro: Do ilíaco às costelas;
depois na parte de baixo do tórax (abrindo e fechando as costelas dando espaçamento com os movimentos em espiral, diagonal);



 em seguida, a parte superior do tórax, pegando a parte superior do tórax e acima do ombro;
 por fim o corpo todo (ilíaco e acima do ombro), frisado sempre movimentos em espiral.
Uma vez que seu parceiro executou todos estes movimentos em você, levante e experimente as sensações e diferenças com o lado que ainda não foi manipulado. Depois de fazer do outro lado, troque com o parceiro e quem foi manipulado repita todo exercício com o colega que manipulou. Com esse exercício finalizamos o conhecimento dos ossos do corpo humano.

Para complementar o exercício anterior, desenhamos nossos esqueletos em uma folha A4, assim como fizemos na primeira aula do semestre e, comparamos com o primeiro desenho feito para discutir quais as mudanças haviam de um desenho para o outro.

Como atividade complementar, foi pedido que lêssemos o que havíamos escrito na primeira aula e fizessemos uma análise critica do texto. Assim como, que escrevêssemos uma justificativa dos textos escolhidos do portal da ABRACE. Além disso, acordamos a leitura de dois textos  indicados pela professora e que haviam sido selecionados anteriormente do portal: Sulian Pacheco: Do corpo como instrumento ao corpo como lugar. Lucia Yañez Silva: Por uma abordagem do corpo para a reflexão sobre os processos artísticos. E fazer um diário de leitura destes textos. Mais informações no post anterior.


Boas festas!!!

5 comentários:

  1. Olá Gustavo, obrigada pela postagem.
    Tomei a liberdade de, após uma breve leitura, fazer algumas correções diretamente no texto - concordância, citação, etc...
    Sugiro revisão do tópico "Manipulação".

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  2. Achei o texto claro, e objetivo. Acho que falta algumas ilustrações, apenas pro texto ficar mais dinâmico e mais auto explicativo.

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  3. Um bom projeto de expressão corporal começa com estratégias que atraiam todos os alunos, nos envolvendo nas aulas. Nessa aula pude reconhecer possíveis ferramentas de trabalho, principalmente na atividade de manipulação do colega, no qual fazemos movimentos espirais levando um lado ao contrário do outro. Nessa aula de Consciência Corporal envolve autoconhecimento o que nos leva a ampliar a consciência sobre nós mesmos, sobre o nosso papel no mundo, e de que forma nos relacionamos com o outro e com o nosso meio.

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  4. Gustavo, achei muito bom o modo como você escreveu, tiveram alguns errinhos de ortografia e concordância e em algumas partes se tivesse imagem pra ilustrar o que descreveu, seria muito mais facil o entendimento pra qualquer um, mas de modo geral foi bem interessante.

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  5. Pessoal, muito obrigado pelos comentários e dicas, já fiz algumas alterações que espero serem positivas para o entendimento da postagem e se houver mais algo que eu possa acrescentar, estou aberto a sugestões. Obrigado.

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