quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Socialização dos processos - Dia 15/12/2015 (Noturno)

Aula de apresentação dos processos contextualizados nos textos estudados durante o semestre, iniciado hoje pela aluna Bruna.


1º Processo (Bruna Mariano)

Ela entra com uma capa de chuva amarela e fronha na cabeça, impedindo assim que se tornasse irreconhecível, que foi o seu signo para descrever como ela se sentia antes deste processo. Começa a despir-se, como foi descobrindo seu próprio corpo. Ressaltou na sua fala uma citação: “Viver é afinar o instrumento de dentro para fora, de fora para dentro”. Segundo a professora Renata o foco da sua apresentação foi a “Personalidade                                                                                                 Expressa” de representação.


2º Processo (Gabriela Luz)

A imagem de uma floresta projetada acima de um rodapé de velas brancas, foi o cenário para expandir-se a partir de movimentos baixos e prevalecendo movimentos giratórios. Na sua fala anuncia que começou o processo pela dor; conta fatos da sua infância; a relação da aparência física com a opinião estética trouxe referências pessoais da aluna. Segundo a professora Renata o foco de sua apresentação foi um resgate. Para encerrar a apresentação, a aluna propôs que todos ficassem em círculo com a turma e propõe a brincadeira “corre cotia”.



3º Processo (Gleison Santos)

Iluminado por velas ao fundo, e uma espécie de altar no centro, refletiam-se na longa saia branca rodada, para adentrar nos movimentos do balé clássico seguido de movimentos da dança afro, mesclando giros clássicos com giros de cultura popular. Segundo a Renata sua proposta é alegrar, tem ares festivo. A frase utilizada pelo aluno ficou bem marcado durante a apresentação do seu processo: “Não é preciso ter asa para voar, é preciso conhecer bem o chão, porque se um dia você cair é ele quem vai te acalentar. ”



4º Processo (Alisson Leal)

Rosto pintado branco e preto, inicia lendo um texto com fundo musical. O aluno fez várias variações de quadros cênicos onde descrevia em como foi todo o seu processo e a dificuldade que tem em lidar com seu corpo. Ao final houve um compartilhamento de fatos vividos em sua vida. Algumas frases ficaram marcadas na apresentação do seu processo: “ Meu corpo é um vaso que quebra mais que pode ser reaproveitado. ”, “Aprendi que o toque nem sempre é a malícia, o toque pode ser gentil...”. A professora Renata fez algumas colocações sobre o trabalho do aluno dizendo como foi expressivo e forte, uma espécie de melodrama na escolha estética que se mistura com o hiperdramático do seu corpo.






5º Processo (Lara Pires)

O compartilhamento do processo começou com as luzes apagadas e a aluna pendurada em uma grade, ao descer ela recebe uma bola e começa a se despir mostrando alguns imobilizadores que utilizava quando fez cirurgia em seus joelhos. Seguido de gestos e movimentações a aluna começa a se despir, ao dizer um texto é proposto que pintassemos o seu corpo com algumas tintas dispostas pelo cenário. A professora Renata sugere a leitura de textos sobre o uso da Educação Somática após traumas causados por acidentes e como esse corpo uma vez lesionado pode ser trabalhado.



6º Processo (Bruno Marcitelli)

A apresentação começou com uma espécie de ritual, em movimentações circulares o aluno traz em seu corpo gestos de culto a máscara, onde houve uma interação bastante expressiva e viva. Ao final, Bruno explica que a performance faz referência de como atualmente nosso corpo é atravessado pela tecnologia.





7º Processo (Keila Machado)

Foi extremamente sensível a apresentação da aluna, com uma roupa preta que marcava bem o corpo (algo que ela mesmo dizia a incomodar), a aluna fazia uma força contraria a parede mostrando tônus muscular e fazendo variações de movimentos ainda na parede. Logo depois, ela virava para o público, agora serena, segura de si. A música escolhida dizia muito sobre os incômodos vividos pela maioria: “Quando você tira a roupa algo se revela...”. A professora Renata explica que é interessante a forma como a aluna utilizou a parede, e que um de seus exercícios é justamente fazer com que o aluno empurre as paredes, com todas as partes do corpo para ganhar tônus. 


Texto: France Nete e Gleison Santos
Fotos: Aryel Costa


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