quarta-feira, 4 de outubro de 2017

ESTALO NAS ARTICULAÇÕES

  Frequentemente nos deparamos com barulhos repentinos vindos das nossas articulações, seja por movimentos abruptos (bruscos), por estarmos parados há muito tempo, ou quando estalamos algumas regiões na busca de prazer e relaxamento. A ocorrência desses ruídos é intrigante e costuma nos levar a questionamentos a seu respeito, como: "esses sons são normais?" ou "há algo de errado com o meu corpo?". A partir desses questionamentos que surgiram durante nossas experimentações, fomos instigados a pesquisar respostas para tais indagações.


Reprodução: globoesporte.globo.com/eu-atleta/


  As articulações podem fazer uma variedade de sons, desde estouros, estalos, crepitações (som provocado por ossos fraturados) e até a moagem (som semelhante a moição de grãos/ossos se raspando). As articulações que estalam mais cotidianamente são as dos joelhos, tornozelos, costas, pescoços e dedos. Existem inúmeras razões do que leva a ocorrência desses barulhos, até hoje nenhum estudo foi por inteiro conclusivo. As três causas mais comuns de estalos são:
  • Escapando gases/vácuo: Os cientistas explicam que temos nas articulações uma cápsula articular, e dentro dela o líquido sinovial (composto por alguns gases como oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono), que nutre e lubrifica as articulações, facilitando o movimento ósseo. Quando você estala ou dobra uma articulação, essa cápsula articular é esticada. Isso gera uma diminuição da pressão nesse fluido sinovial, formando um vácuo no interior da articulação e fazendo com que os gases, agora menos solúveis no líquido, produzam bolhas. Essas bolhas são rompidas quando ocorre o alongamento excessivo da cápsula articular e com esse rompimento ocorre o som do estalo. Esses gases levam de 15 a 30 minutos para se dissolverem por completo no líquido sinovial. Isso explica o porque não é possível estalar os dedos da mão, por exemplo, continuamente.
Reprodução: teliga.net
  • Movimento das articulações, tendões e ligamentos: Quando uma articulação se move, às vezes ela altera o curso natural de um tendão ou ligamento. O estalo é ouvido quando esse tendão/ligamento retorna à sua posição original.
  • Condropatia Patelar: É o amolecimento ou desgaste na cartilagem que reveste a patela (rótula do joelho) causado por motivos mecânicos ou anatômicos. Atinge pessoas de todas as idades que apresentem desequilíbrio muscular com déficit de fortalecimento e/ou alongamento muscular nos membros inferiores. Também pode se desenvolver em pessoas que praticam musculação de forma exagerada ou mal orientada, ou em pessoas que subam e desçam escadas ou que permaneçam com os joelhos flexionados por um período prolongado.
Reprodução: meujoelho.com.br


  Mas nem todos os estalos estão ligados às articulações. Alguns deles ocorrem nas chamadas fáscias (camadas mais profundas da musculatura). Quando a fáscia é estimulada de maneira errada, principalmente em pessoas sedentárias, ela gera os estalo (a partir de processo semelhante ao da cápsula articular).
Reprodução: miofascialrio.com.br


 Em geral, pessoas que têm encurtamento muscular e são sedentárias são mais suscetíveis aos estalos, pois suas articulações estão mais sobrecarregadas, menos preparadas para cargas. Os estalos também são muito comuns em adolescentes e são resultado do chamado estirão de crescimento: os músculos são menores do que deveriam e acabam por não acompanhar o crescimento ósseo.


  Caso a pessoa esteja sentindo dor quando suas articulações estalam, um profissional de saúde deve ser procurado. Apenas um especialista sabe o motivo do aparecimento do barulho seguido da dor e o que fazer para aliviá-los. 




RELAXAMENTO

  Muitas pessoas têm como costume estralar os dedos no dia-a-dia. Fazem isso quando estão ansiosas, nervosas, para relaxar, liberar a tensão e até mesmo para simplesmente ouvir o som típico dos estalos. Quando se dão conta essa atividade já se tornou um hábito inconsciente.


Reprodução: someecards.com


  Quando as articulações são manipuladas, os órgãos do tendão de Golgi (um conjunto de terminações nervosas envolvidas no movimento) são estimulados e os músculos em torno da articulação causam uma sensação de relaxamento, sendo esse o principal motivo que algumas pessoas estalam suas articulações.


Reprodução: storyfilter.com

 Os estudos acerca dos estalos dos dedos também não se mostram conclusivos. No entanto sabemos que todo excesso, por mais que não seja doloroso, pode eventualmente causar algum tipo de dano. Quando o estalo deixa de ser um processo fisiológico e se torna voluntário pode causar danos ao tecido mole da articulação, na cápsula articular, no atrito ósseo e até diminuição da força.

 Porém, uma confirmação é certa: os estalos não engrossam os dedos, como está no nosso imaginário popular. As articulações ficam mais grossas com a idade, independente se há ou não ressaltos. Outra observação também é que após o estalo, a articulação tem um aumento significativo de amplitude de movimento, mesmo que momentâneo.

Reprodução: someecards.com

 No entanto, o estalar do pescoço não é muito recomendado. Estalos constantes nessa região significam que você é hiper-móvel ou há muito espaço e suas articulações podem sair do alinhamento. Os músculos ao redor das articulações do pescoço podem apertar demais para segurá-las no lugar, podendo causar tensão no pescoço. Assim, enquanto estalar suas articulações não vai te causar uma artrite, as chances são de que você esteja contribuindo pelo menos para um torcicolo leve todos os dias.

Reprodução: obaoba.com.br




TEXTO ADAPTADO POR BEATRIZ VERGARA, DENNYS EVANGELISTA E INGRID NOGUEIRA.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ARAUJO, Paulo Henrique. Condropatia Patelar. Meu Joelho, 2016. Disponível em: <http://www.meujoelho.com.br/condropatia-patelar/>. Acesso em: 02 set. 2017.

DANIELI, Marcos Vinicius. Qual é a origem dos ''estalos'' das articulações? Bonde, 2010. Disponível em: <http://www.bonde.com.br/saude/duvidas/qual-e-a-origem-dos-estalos-das-articulacoes--160955.html>. Acesso em: 30 set. 2017. 

LENZI, Sandro. Porque ocorre a crepitação articular? Sandro Lenzi, 2016. Disponível em: <https://www.sandrolenzi.com.br/crepitacao-articular/>. Acesso em: 29 set. 2017.

REDAÇÃO INCRÍVEL. Por que não devemos estalar os dedos? Incrível. Disponível em: <https://incrivel.club/criatividade-saude/por-que-nao-devemos-estalar-os-dedos-13255/>. Acesso em: 02 set. 2017.

REDAÇÃO MINHA VIDA. Estalos só preocupam quando causam dor. Minha Vida, 2016. Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/materias/4959-estalos-so-preocupam-quando-causam-dor>. Acesso em: 30 set. 2017.

REDAÇÃO SAÚDE MELHOR. Estalar os dedos faz mal? Saúde Melhor. Disponível em: <https://www.saudemelhor.com/estalar-dedos-faz-mal/>. Acesso em: 02 set. 2017.

SIMÕES, Ana Paula. Por que as articulações estalam? Veja os motivos e saiba se são prejudiciais. Globo Esporte, 2015. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/03/por-que-articulacoes-estalam-veja-os-motivos-e-saiba-se-sao-prejudiciais.html>. Acesso em: 30 set. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.