quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Registro de aula de 20 de Setembro de 2017 [Turma Y]

A aula começou com uma pergunta: o que é articulação? Alguns alunos se arriscaram nas respostas e logo chegamos a uma conclusão de que as articulações são os encontros dos ossos, revestidas pela cápsula articular, que contém cartilagem e o líquido sinovial, responsáveis por proteger os ossos dos atritos, lubrificar as articulações, facilitar a circulação e a nutrição das mesmas. Para isso, as articulações precisam de movimento. Dentro das articulações existem os ligamentos, que ligam um osso ao outro, variando a forma dependendo do tipo de articulação.


O assunto tomou outra direção e foi citada a importância da cartilagem em outras partes do corpo, como nariz e orelhas e suas funções de dar forma, proteção e sustentação. Além disso, a professora nos convidou a fecharmos os olhos e os mantermos apertados por um tempo. Vários de nós vimos formas geométricas, psicodélicas e desenhos, isso acontece pois a pressão estimula as células da retina que, por sua vez, fazem com que o cérebro acredite que nós realmente estamos vendo a luz, esse fenômeno se chama fosfeno. 
Bem como dentro das articulações, músculos, tendões e ligamentos, temos estruturas que informam ao cérebro os movimentos que fazemos, que transportam informações sobre pressões, tensões e distensões. Elas são chamadas de proprioceptores e são essenciais para aprimorarmos os movimentos, possibilitando, mesmo que de olhos fechados, que se tenha percepção do próprio corpo e movimentos articulares.

Mudamos o foco da conversa e cantamos uma música já conhecida por nós: “Tu não me mexe, tu não me bole, que eu tenho a junta do meu corpo toda mole”. Aprendemos que esse estilo musical é o Cacuriá, originado no Maranhão, nas Festas do Divino e apenas as mulheres tocam. Várias curiosidades foram levantadas com relação à festa, à música e ao tambor utilizado pra tocar. A congada também foi pauta da nossa discussão, pois está acontecendo em Uberlândia os cortejos e no dia 14 de outubro é a grande festa que encerra esse período de homenagens à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Passamos para a parte prática e cantamos a música novamente, em pé, lubrificando as articulações, conhecendo nosso corpo e sentindo a vibração da voz ao cantar. Aprendemos outra música:
Avoou, avoou
Avoou deixa voar
No galho da imbaúba
Gavião Totoriá
(Gavião – Cacuriá de Dona Teté)
(Seguido de versos improvisados)
Cantamos e dançamos ao passo do Cacuriá e fizemos movimentos de voo, focando na escápula, simulando um gavião. E, por falar em escápula, esse foi nosso maior tema da aula.

Em dupla, sentados, manipulamos a escápula do colega de forma passiva e em pé, fizemos movimentos com a escápula de forma ativa, e nosso colega deveria senti-la. Após isso, fechamos os olhos e de forma individual, buscamos movimentos que tinham a escápula como protagonista.
Voltamos para o momento teórico e vimos fotos da escápula e sua estrutura. Descobrimos que ela começa, quando a clavícula acaba, ela está em cima das costelas, separada pelo músculo e desliza sobre elas. A escápula é ligada à clavícula e também ao úmero (osso do braço), através da articulação escápula-umeral.








Após vermos várias imagens dessa estrutura e de tiramos as dúvidas, a aula encerrou-se sem as frases diárias.
Vídeo Cacuriá de Dona Teté.

GLOSSÁRIO

Articulação: é a união de dois ou mais ossos entre si e de todos os elementos que fazem parte desta.
Articulação Escapulo- Umeral: É uma articulação sinovial esferoide que existe entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide da escapula.
Calcâneo: o osso mais volumoso do tarso, situado na parte inferior e posterior do pé.
Cápsula Articular: é um invólucro membranoso que encerra as superfícies articulares.
Cartilagem: é um tecido amortecedor que reveste a superfície do osso ao nível das articulações, protegendo-as. Também serve para dar forma e sustentação à algumas partes do corpo.
Clavícula: osso longo com uma dupla curvatura que articula o esterno com a escápula, compondo a cintura escapular.
Escápula: é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco.
Esterno: é um osso chato, localizado na parte anterior do tórax. Serve para sustentação das costelas e da clavícula, formando a caixa torácica.
Ísquios: é um osso que constitui a zona inferior da pélvis (quadril) e que apoia o corpo quando estamos sentados.
Ligamentos: são estruturas que tem forma de banda e se fixam aos ossos em suas extremidades sendo necessários para dar estabilidade às diversas articulações. Por essa razão estão localizados em todas elas.
Líquido Sinovial: tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor.
Maléolo: são tuberosidades ósseas situadas na articulação do tornozelo que aparece sob a forma de uma saliência sob a pele de cada lado.
Púbis: é um osso do quadril que fica sob a região genital. O púbis faz parte dos três ossos que formam a pelve.
Trapézio: músculo mais superficial dos músculos da região posterior do tronco e do pescoço.
Úmero: é o maior e mais longo osso do membro superior. Articula-se com a escápula na articulação do ombro e com o rádio e a ulna na articulação do cotovelo.

Referências bibliográficas:
https://conceitos.com/articulacao/
http://anatomiaonline.com/articulacoes/superior/superior.html
http://anatomiaonline.com/ossos/inferior/inferior.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1psula_articular
http://revistapilates.com.br/perguntas-e-respostas/glossario/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A1pula
https://pt.wikipedia.org/wiki/Esterno
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dsquio
http://queconceito.com.br/ligamentos
https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADquido_sinovial
http://saude.ccm.net/faq/1406-maleolo-definicoes
http://fisiomovimento.com.br/o-que-e-o-pubis/
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsculo_trap%C3%A9zio
https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/membro-superior/umero/


Fontes Imagens:
https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/membro-superior/escapula/
http://blogdescalada.com/lesoes-e-prevencoes-da-articulacao-do-ombro/
http://missaoeducafisica.blogspot.com.br/2012/10/joelhos-saudaveis-aumentam-expectativa.html
https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/membro-superior/clavicula/




Editado dia 03 de outubro de 2017
Repostado dia 04 de outubro de 2017

Ana Laura Montemor e Vêronica Bizinoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.