quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Fuso Muscular

O que é fuso muscular?

Consiste no principal órgão sensitivo do músculo. O fuso muscular é um receptor sensorial localizado dentro do músculo, composto por fibras musculares finas intrafusais, que são circundadas por uma cápsula de tecido conjuntivo.

                   Imagem relacionada


O fuso muscular é excitado quando um estímulo de alongamento é aplicado. Ele monitora a duração e a velocidade do alongamento e detecta as alterações no comprimento do músculo.

Além de manter o tônus muscular, o fuso é responsável pela proteção do músculo de uma possível distensão, logo, influencia diretamente na capacidade do alongamento muscular. As fibras do fuso são sensíveis à velocidade com a qual um músculo é alongado.

Quando o alongamento tem um impulso muito grande, o influxo proveniente do fuso muscular acarreta uma contração protetora, funcionando como um detector do comprimento.



As fibras intrafusais são controladas por motoneurônios (neurônio capaz de fazer um músculo entrar em atividade) especializados, denominados motoneurônios gama e as fibras extrafusais (as fibras musculares fora do fuso), são inervadas por motoneurônios alfa.

Os fusos musculares são compostos de três tipos de fibras intrafusais: bolsa nuclear dinâmica, bolsa nuclear estática e cadeia nuclear. As mesmas se unem para funcionar como fusos primários e secundários. Os fusos primários são influenciados pela taxa de mudança no comprimento, enquanto os fusos secundários são influenciados por uma mudança no comprimento estático absoluto, ou seja, quando o estiramento muscular ativa o reflexo do fuso, as fibras extrafusais se contraem encurtando o músculo.


Portanto, o fuso tem basicamente a função de informar a alteração na velocidade e na extensão muscular, protegendo a fibra de uma posterior ruptura após alongamentos excessivos.

Resultado de imagem para alongando


Editado por: Gabriela Cristina e Karina Oliveira

Referências: 
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/o-que-e-fuso-muscular/42836
http://www.bentopersonal.com.br/personal-trainer2/index.php/fisiologia-aplicada-ao-wushu/605-fusomuscular
https://questoesdefisiocomentadas.wordpress.com/tag/fuso-muscular/
http://cienciadotreinamento.com.br/2015/04/fuso-muscular/
http://www.efdeportes.com/efd148/flexibilidade-aspectos-fisiologicos-e-fatores-limitantes.htm


Imagens:
https://goo.gl/5Nd5Hv
https://goo.gl/gqBPrX

https://goo.gl/xqGVYE
https://goo.gl/Qc7rTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.