quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Movimento e o sistema neurossensorial

Como temos consciência dos movimentos que fazemos? Como conseguimos faze-los? As respostas podemos encontrar em um único órgão do corpo: o cérebro. O cérebro é um órgão importante para o bom funcionamento das atividades internas do corpo e para a compreensão e sensação do mundo externo, responsável pelas ações voluntárias (comer, falar) e involuntárias (respirar) do nosso corpo. Mas como o cérebro consegue captar informações do corpo todo e fazer seu trabalho? As responsáveis por isso são as células nervosas, ou neurônios. Essas células são tipos de receptores que captam estímulos e informações do ambiente acerca do seu próprio corpo. Esses estímulos são transmitidos em formas de impulsos elétricos até o sistema nervoso central, o qual traduz e processa as informações, gerando respostas.
“Os impulsos elétricos chegam ao cérebro e ali são processados de forma paralela por diferentes regiões”
As informações podem ser captadas por diferentes partes deste órgão. Por exemplo: o Córtex Cerebral é responsável pela nossa capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção. Já o Cerebelo é encarregado dos nossos movimentos, equilíbrio e postura.


Em questão dos nossos movimentos, como o cérebro trabalha?
"Quando queremos virar para a esquerda, por exemplo, é a metade (hemisfério) direita do nosso cérebro que está aos comandos – e vice-versa. Neurónios do nosso córtex motor direito dão a ordem, que passa por uma espécie de “placa giratória” neuronal, chamada “corpo estriado” (um em cada hemisfério), que por sua vez transmite os sinais cerebrais ao lado esquerdo do corpo, fazendo-o mexer."
E o que é sistema neurossensorial?
O sistema neurossensorial é toda essa atividade cerebral que capta as informações que os neurônios mandam.
"O sistema neurossensorial se concentra na cabeça. Estende-se, no entanto, a partir da cabeça, para todo o corpo, atingindo todos os órgãos, cada fração da pele e o menor dedo do pé. Com todo o seu corpo, vocês podem sentir calor, dor, sensações táteis, etc. Portanto, nossa vida neurossensorial é algo que, embora concentrado na cabeça, se estende em todo nosso ser, de modo que podemos dizer: não despertamos apenas com os olhos, não é apenas aí que se abre a alma em todo o corpo."
Tudo que somos e sabemos sobre o mundo e nós mesmos é consequência do trabalho deste órgão. Só temos consciência das coisas que acontecem, pois, o cérebro captou as informações. Cada coisinha dentro de nós tem uma função em nosso corpo e o cérebro é responsável por organizar este funcionamento.

Autores: Beatriz Gomes, Bianca Cechinel e Marcelo Duarte

Fontes referenciais:

https://super.abril.com.br/saude/coisas-que-nosso-corpo-faz/#

https://www.publico.pt/2014/07/08/ciencia/noticia/o-que-o-nosso-cerebro-faz-quando-queremos-virar-para-um-lado-ou-para-o-outro-1662089

http://www.abmanacional.com.br/arquivo/1bb202828bd7f7777c66c2148398eb400876754d-32-4-sistema-neurossensorial.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.