domingo, 29 de outubro de 2017

Relatório da aula do dia 27/10/2017 - Turma Y

          Começamos falando sobre o texto que a professora pediu que vai ser usado como base para o trabalho final do semestre. Depois nos reunimos para ajudar os colegas a acrescentar algumas informações que estavam faltando nos últimos relatórios.

          Sentamo-nos em dupla para realizarmos um exercício no qual um da dupla se deitaria enquanto o outro realizaria alguns movimentos propostos pela professora com a cabeça do outro componente da dupla. 



          Depois trocamos de lugar e fizemos de novo, fazendo assim com que ambos movimentassem as articulações presentes no pescoço e também sentissem alguns ossos presentes no crânio. Porém, a professora deixou bem claro que deveríamos sentir o peso da cabeça do colega e que prestássemos atenção se o músculo esternocleidomastoideo.





          Depois a professora nos entregou um bastão e nos fez trabalhar primeiro com a cabeça. Com o bastão teríamos que fazer em nós mesmos os mesmos movimentos que o outro colega realizou anteriormente. Depois ela pediu que a gente liberasse as articulações das mãos. Depois a gente foi movimentando os braços e a escapula até nos levantarmos por completo, explorando os diversos níveis segurando o bastão com os dois dedos médios.



          Voltamos a ficar em duplas e trabalhamos os níveis com as duas pessoas segurando dois bastões com os dedos médios sem deixar os bastões cair. Depois formamos três quartetos e um quinteto e repetimos o mesmo processo, ficando assim mais complicado para manter os bastões em movimento sem os deixarem caírem. Depois formamos dois grupos grandes, repetindo o processo e acabou dificultando mais ainda manter o equilíbrio dos bastões. Quanto mais aumentava os grupos, mais aumentava a nossa responsabilidade com o colega. Um grupo grande foi formado e acabou que ficou completamente difícil seguir os movimentos dos colegas sem a queda do bastão.

          Depois desse exercício cantamos e dançamos quatro cirandas. 

Lua Cheia

Foi numa noite de lua cheia
Dancei ciranda na beira do mar
E as estrela era o brilho dos olhos dela
A mulher mais bela
Sereia do Mar

As onda vem, as onda vai
É no balanço deste mar que eu vou
Vou escrever onome dela na areia
Oh minha sereia, oh meu grande amor 

O Careca

Disse o careca passando a mão na cabeça
Se meu cabelo crescesse não mandava cortar não
Os cabeludo andam aí mandando brasa
Dizendo a Luiz Gonzaga: Deixe meu nome de mão!

Cirandeiro Ó

O cirandeiro, cirandeiro ó
A pedra do seu anel brilha mais do que o sol

(ciranda para cantar versos improvisados e/ou sabidos)


Ciranda do Rio

Vai ciranda do rio
Vem ciranda do mar

Mergulha, mergulha na ciranda do rio
Mergulha, mergulha na ciranda do mar.




Depois retornamos ao “escorregou”, A galinha Jurema, cachoeira, bole-bole.

Escorregou

“Escorregou, (puxador)
Foi na ladeira. (Coro) (2x)
Saiu remexendo com a mão nas ‘cadeira’. (4x)”

A Galinha Jurema

“Adelina, diacho, cadê meu melão? (puxador)
A galinha comeu, a galinha comeu! (coro)
O meu melão tão madurinho. (puxador)
A galinha comeu, a galinha comeu! (coro)

Deu meia noite,
Eu saí a procurar
A galinha Jurema
Eu hei de achar. (2x)”

Cachoeira

“Cachoeira, Cachoeira (Puxador)
Cachoeira, Cachoeira (Coro)
Quero me banhar nas águas do rio, nas águas do mar (Puxador)
Quero me banhar nas águas do rio, nas águas do mar (Coro)
Quero ver a sereia Iara a cantar (Puxador)
Quero ver a sereia Iara a cantar (Coro)
O nas águas do rio, nas ondas grandes do mar (Puxador)
O nas águas do rio, nas ondas grandes do mar (Coro)”

Bole - Bole

“Tu não me mexe, tu não me bole, que eu tenho a junta do meu corpo toda mole. (Puxador)
Tu não me mexe, tu não me bole, que eu tenho a junta do meu corpo toda mole. (Coro)
Oi tu não me mexe, oi tu não me bole, que eu tenho a junta do meu corpo toda mole. (Puxador)
Tu não me mexe, tu não me bole, que eu tenho a junta do meu corpo toda mole. (Coro)”

Nomes: Elizabete Gomes Moreira dos Santos e Lais Barbosa dos Santos

Referências Bibliográficas

https://www.youtube.com/watch?v=O_lW27IRSoc - 

Músculo ESTERNOCLEIDOMASTOIDEO: Nomenclatura, origens, inserção e ações - Anatomia - VideoAula 160


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário com objetivo de colaborar com o registro das atividades. Evite exclamações sem conteúdo. Este é um blog de trabalho.